Connect with us

O que você está procurando?

Alto Astral
Cultivar uma horta caseira é uma boa opção para quem deseja produzir alimentos frescos e se livrar dos agrotóxicos. Saiba o que você precisa para ter a sua!
- FOTO: Shutterstock.com

Horta caseira: tudo o que você precisa para ter a sua

Cultivar uma horta caseira é uma boa opção para quem deseja produzir alimentos frescos e se livrar dos agrotóxicos. Saiba o que você precisa para ter a sua!

[PAGE TITLE]

Hoje em dia as pessoas se preocupam mais em consumir alimentos saudáveis e frescos e não medem esforços para adquirir esse tipo de produto, pagando um preço alto por isso. Mas o que muita gente não sabe é que dá para ter esses produtos sempre em casa, sem precisar comprá-los toda semana!

Cultivar uma horta em casa é uma boa opção para quem deseja produzir alimentos frescos e se livrar dos agrotóxicos. Mais do que economia no orçamento, a atividade pode ser terapêutica e um momento de integração familiar, como exemplifica o técnico agrícola Adejar Marinho: “As crianças podem auxiliar e, assim, adquirir desde novas o hábito saudável de comer hortaliças. É uma questão de qualidade de vida aliada à satisfação de ver uma sementinha germinar até chegar ao ponto de ser consumida por toda família”.

Jardim, plantas, mangueira

FOTO: Shutterstock.com

Pouco espaço não é desculpa

Não importa se o quintal é pequeno ou se você mora em apartamento, as hortaliças podem ser cultivadas em varandas, quintal ou corredor, desde que bata sol no local por pelo menos 5 horas, que é o mínimo que elas precisam. Outra dica é que o lugar precisa ter também proteção contra ventos fortes e frios. Os recipientes para o cultivo podem ser desde o jardim, garrafa pet, balde ou vasos. Sempre lembrando que eles devem ter furos embaixo e uma profundidade maior que 10 centímetros para que as raízes das plantas cresçam sem dificuldade.

 

Materiais necessários

Para começar a hortinha, é preciso alguns instrumentos de jardinagem como pás, rastelos, vasos diversos e floreiras. Alguns pedaços de madeiras também serão utilizados para a construção de cercas para sustentar plantas verticais como tomates, ervilhas e vagens.

 

SAIBA MAIS

Berinjela: aprenda como plantar em casa!

Plantas: veja qual a melhor opção para você cultivar

Confira os benefícios dos alimentos orgânicos

Conheça 9 motivos para investir nos alimentos orgânicos

 

Preparando a terra

A terra que vai utilizar precisa ser preparada, pois isso é extremamente importante para que a planta cresça saudável. Você pode utilizar terra de barranco ou terra pronta vendida em mercados, floriculturas e lojas especializadas em jardinagem. A mistura é feita com calcário, esterco curtido e adubo NPK na seguinte proporção:

10 litros de solo + 20 gramas de calcário + 3,4 litros de esterco de ave curtido (ou 6,8 litros de esterco bovino curtido) + 40 gramas de NPK 4-14-8 (ou 40 gramas de termofosfatado).

 

Consultoria: Caroline Reyes, engenheira agrônoma da EMBRAPA; Adejar Marinho, técnico agrícola da EMBRAPA; Carlos Leandro Firmo, biólogo e professor da Universidade São Judas Tadeu

 

Advertisement
Advertisement

Mais notícias interessantes como essa

Estilo de vida

Na hora de escolher os alimentos que quer cultivar na sua horta em casa, você precisa saber mais sobre como cada semente se desenvolve. Veja nossas dicas

Estilo de vida

Sabe aquela chaleira antiga ou copo de vidro que você não usa mais? Esses e outros objetos domésticos podem ser transformados em lindos arranjos decorativos. Saiba como!

Estilo de vida

Quer fazer uma festa de aniversário diferente para o seu filho? Então, confira 6 ideias de decoração para festa infantil ao ar livre!

Estilo de vida

Tons claros, iluminação adequada e móveis simples podem deixar a lavanderia funcional. mais organizada e agradável de trabalhar

Estilo de vida

Quer aproveitar melhor o tempo com as crianças? Aprenda a fazer brinquedos com material reciclado e divirta-se estimulando a criatividade delas!

Estilo de vida

O "faça você mesmo" agora é conhecido por DIY (do inglês, do it yourself). Se você é ligada nas redes sociais, confira 5 canais do gênero no YouTube!

Estilo de vida

Mesmo tendo pouco espaço disponível é possível criar um jardim na sua varanda. Descubra como cultivar essas árvores em vasos e ter frutas em casa!

Estilo de vida

Entreter as crianças pode ser uma tarefa difícil! Descubra como fazer brinquedos em casa. A dica é boliche de material reciclado: