Qual é a hora certa de malhar, comer doce, dormir e se pesar?

Hora certa de malhar, comer doce, dormir e se pesar existe, sim! Com horários marcados, você consegue ter mais saúde e emagrecer!

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FOTO: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 20/10/2016 às 10:29
Atualizado às 12:26

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Você sabia que existe um momento perfeito do dia para fazer exercícios, comer um docinho e até pesar? Fique de olho no relógio e veja como aproveitar melhor o seu tempo para favorecer a saúde e até emagrecer!

Mulher comendo barra de cereal

FOTO: Shutterstock

Malhar

Mais importante do que fixar um horário para malhar, é manter o ritmo das atividades físicas para que, assim, os resultados apareçam mais rápido e sejam duradouros. O ideal é você escolher a hora que tem mais disponibilidade, porém, evite o período noturno. “Praticar atividade física favorece a liberação dos hormônios adrenalina e endorfina, que deixam a pessoa desperta por mais tempo. Por isso, esse horário não é recomendado para quem precisa dormir cedo ou sofre de insônia”, explica Priscila Serpa, nutricionista.

Comer doce

A hora certa de saborear aquele docinho irresistível é logo após o almoço. Isso porque as fibras dos legumes e das verduras se misturam ao açúcar e a outros nutrientes dos alimentos como as proteínas, por exemplo, evitando que ocorram picos de insulina no sangue. Outro horário recomendado para degustar uma guloseima é antes ou depois de alguma atividade física. “O doce, antecedendo os exercícios, proporciona energia. Depois de malhar, ajuda a manter o glicogênio muscular e hepático equilibrado, repondo o que foi gasto durante o exercício”, afirma Priscila. Para não comprometer o plano de emagrecimento, a nutricionista sugere os doces à base de frutas, chocolate meio amargo ou a gelatina diet.

Chocolate em pedaços

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Pesar

Se você quer saber realmente quanto está pesando, procure subir na (mesma) balança logo pela manhã, após ter ido ao banheiro e ainda em jejum. O certo é que se pese com a menor quantidade de roupa possível para não haver alteração nos quilinhos.

Dormir

Não vá para a cama de madrugada! Apesar de parecer que nosso corpo entra em repouso quando dormimos, ele continua em atividade durante o sono, regulando o organismo. Entre 21h e 23h, o corpo realiza a desintoxicação do sistema linfático. Das 23h a 1h, o processo acontece na vesícula biliar. Durante as primeiras horas da manhã, entre 1h e 3h, ocorre a desintoxicação do fígado. Na madrugada, entre 3h e 5h, é a vez dos pulmões. Por fim, entre 5h e 7h, é feita a desintoxicação do cólon, horário ideal para manter uma regularidade intestinal. Das 7h às 9h, acontece a absorção de nutrientes no intestino delgado, portanto, é o horário perfeito para você tomar o café da manhã e aproveitar os benefícios dos alimentos. “Dormir e despertar tarde interrompe todo o processo de desintoxicação do organismo. Mantenha regularidade nos horários e procure dormir, aproximadamente, de 6h a 8h por noite”, alerta a nutricionista.

TEXTO: Jaqueline Lopes e Júlia Prado
FONTE: Priscila Serpa, nutricionista

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