Hora certa: como aproveitar melhor o seu tempo para emagrecer

Sabia que existe o momento certo do dia para fazer exercícios, comer um docinho e até pesar? Veja qual a hora certa para emagrecer e favorecer a saúde!

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Foto: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 12/09/2016 às 18:02
Atualizado às 12:16

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Você sabia que existe um momento perfeito do dia para fazer exercícios, comer um docinho e até subir na balança? Fique de olho no relógio e descubra qual a hora certa para favorecer a saúde e até emagrecimento!

Doces de amêndoas e morango, relógio e fita métrica

Foto: iStock.com/Getty Images

Malhar

Mais importante do que fixar um horário para malhar, é preciso manter o ritmo das atividades físicas para que, assim, os resultados apareçam mais rápido e sejam duradouros. Enquanto existem pessoas que se sentem melhor malhando logo pela manhã, outras preferem a tarde ou o começo da noite. O ideal é você escolher a hora certa para você. Porém, evite o período noturno! “praticar atividade física favorece a liberação dos hormônios adrenalina e endorfina, que deixam a pessoa desperta por mais tempo. Por isso, esse horário não é recomendado para quem precisa dormir cedo ou sofre de insônia”, explica Priscila Serpa, nutricionista da Needs Academia, de São Paulo (SP).

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Comer doce

A hora certa de saborear aquele docinho irresistível é logo após o almoço. Isso porque as fibras dos legumes e das verduras se misturam ao açúcar e a outros nutrientes dos alimentos como as proteínas, por exemplo, evitando que ocorram picos de insulina no sangue. Outro horário recomentado para degustar uma guloseima é antes ou depois de alguma atividade física. “O doce, antecedendo os exercícios, proporciona energia. Depois de malhar, ele ajuda a manter o glicogênio muscular e hepático equilibrado, que foi gasto durante o exercício”, afirma Priscila. Para não comprometer o plano de emagrecimento, a nutricionista sugere os doces à base de frutas, chocolate meio amargo ou a gelatina diet.

Pesar

Se você quer saber realmente quanto está pesando, procure subir na (mesma) balança logo pela manhã, após ter ido ao banheiro e ainda em jejum. O certo é que se pese com a menor quantidade de roupa possível para não haver alteração dos quilinhos.

Dormir

Não vá para a cama de madrugada! Apesar de parecer que nosso corpo entra em repouso quando dormimos, ele continua em atividade durante o sono, regulando o organismo. Entre 21h e 23h, o corpo realiza a desintoxicação do sistema linfático. Das 23h a 1h, o processo acontece na vesícula biliar. Durante as primeiras horas da manhã, entre 1h e 3h, ocorre a desintoxicação do fígado. Na madrugada, entre 3h e 5h, é a vez dos pulmões. Por fim, entre 5h e 7h, é feita a desintoxicação do cólon, horário ideal para manter uma regularidade intestinal. Durante às 7h e 9h, acontece a absorção de nutrientes no intestino delgado, portanto, é o horário perfeito para você tomar o café da manhã e aproveitar os benefícios dos alimentos. “Dormir e despertar tarde interrompe todo o processo de desintoxicação do organismo. Mantenha regularidade nos horários e procure dormir, aproximadamente, de 6h a 8h por noite”, alerta a nutricionista.

Texto: Jacque Lopes | Consultoria: Priscila Serpa, nutricionista da Needs Academia, de São Paulo (SP).

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