Como surge o hipotireoidismo em crianças e bebês

A disfunção da tireoide é o tipo mais comum de alteração hormonal que acomete os pequenos. A localização incorreta da glândula e complicações de uma doença autoimune podem ser algumas das causas do hipotireoidismo em crianças.

- O hipotireoidismo em crianças é mais comum do que parece. O exame do pezinho, feito logo nos primeiros dias de vida, pode identificar o hipotireoidismo congênito, por exemplo. FOTO: Getty Images

A tireoide é uma glândula localizada na região anterior do pescoço e seu hormônio controla a velocidade do metabolismo, afetando até mesmo os batimentos do coração ou a forma como o organismo regula a temperatura do corpo. Se a quantidade de hormônios, como o T3 e o T4, produzidos não é suficiente, a velocidade dessas funções também diminui. Os problemas relacionados a essa glândula muitas vezes são associados aos adultos. Entretanto, não é uma exclusividade dessa faixa etária. O hipotireoidismo em crianças e bebês é muito mais comum do que aparenta. Saiba mais sobre o assunto a seguir!

Causas do hipotireoidismo em crianças

hipotireoidismo em crianças

Embora não tenha cura, a disfunção pode ser controlada com reposição hormonal e acompanhamento médico. Assim, a criança pode levar uma vida normal e saudável. FOTO: Getty Images

Essa disfunção é a doença hormonal mais frequente na infância. O hipotireoidismo congênito, por exemplo, é uma doença hereditária que pode ser detectada com o teste do pezinho logo na primeira semana de vida do bebê. Essa variação do hipotireoidismo em crianças ocorre aproximadamente em um em cada 2 mil a 4 mil nascimentos e cerca de 10 a 20% dos casos são hereditários. Segundo o Manuais MSD, casos raros do hipotireoidismo congênito ocorrem caso a mãe não tenha consumido uma quantidade suficiente de iodo durante a gravidez.

De acordo com Francisco Lima, endocrinopediatra da Endoclínica São Paulo, outras das alterações da glândula podem ocorrer devido a alguns fatores distintos. “A principal causa do hipotireoidismo é uma doença autoimune, chamada Tireoidite de Hashimoto, caracterizada por um conjunto de doenças inflamatórias que afetam a glândula da tireoide. Outras causas são mais raras, por exemplo, quando a tireoide não está no local correto”, explica Francisco.

Sintomas

Alguns sintomas em crianças mais velhas e adolescentes são similares àqueles do hipotireoidismo em adultos, enquanto outros aparecem apenas em crianças. Confira a seguir:

“Não há uma idade recomendada para a criança realizar exames relacionados com a tireoide. Porém, com base nos sintomas e na avaliação clínica do pediatra, ela pode ser encaminhada para uma investigação mais aprofundada”, reforça o pediatra.

 

 

Crédito: Redação Alto Astral | Consultoria: Francisco Samuel Magalhães Lima, pediatra especialista em crescimento e desenvolvimento, alterações na puberdade, obesidade na infância e adolescência, diabetes mellitus e distúrbios da tireoide.

 

 

LEIA TAMBÉM:

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência