ESTILO DE VIDA

Hiponatremia, você sabe o que é? Sabia que está sujeita a ter? Confira!

A falta de água faz mal e todo mundo sabe, porém e o excesso, você sabia que faz mal? E que se chama Hiponatremia? Leia mais sobre!

None
FOTO: Shutterstock Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 15/12/2016 às 13:12
Atualizado às 16:05

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Nada de beber mais água do que você precisa, ok? Por incrível que pareça e por mais que o corpo precise, seu excesso ou quando bebida de forma errada pode desenvolver algo chamado hiponatremia. E para comprovar isso, médicos do King’s College, em Londres, constataram ao tratar uma mulher de 59 anos que isso é possível.

mulher colocando água no copo

Foto: Shutterstock Images

A mulher sofreu de hiponatremia depois de ingerir uma quantidade excessiva de água para tentar curar uma infecção urinária. Esse problema ocorre quando o nível de sódio (controla a quantidade de água nas células do sangue) fica abaixo do normal. Os sintomas são: náuseas, vômitos e dor de cabeça. A pessoa pode apresentar confusão mental e até convulsões. Em casos mais graves pode morrer. Hiponatremia é normal em pessoas que praticam esportes de resistência, como maratonas.

Quantidade específica

Por isso para fugir do problema é importante saber a quantidade adequada de água e quando o médico recomenda beber bastante líquido não precisa ser necessariamente ser água potável. Você pode adquirir a hidratação necessária ou desintoxicar o organismo por meio da alimentação, afinal frutas como melão e melancia são ricas em água, por exemplo.
Segundo o Ministério da Saúde brasileiro, a quantidade de líquido que uma pessoa deve consumir diariamente de “é variável, pois depende de alguns fatores, como a idade e o peso da pessoa, a atividade física que ela realiza e o clima e a temperatura do ambiente onde ela vive. Para algumas pessoas, a ingestão de dois litros de água por dia pode ser suficiente, outras precisarão de três ou quatro litros ou mesmo mais, como no caso dos esportistas”.
Leia também: