Connect with us

O que você está procurando?

Hipertireoidismo e hipotireoidismo são disfunções da glândula tireoide., que podem causar várias alterações pelo organismo, como ganho ou perda de peso.
- Foto Shutterstock.com

Hipo X Hipertireoidismo

Hipertireoidismo e hipotireoidismo são disfunções da glândula tireoide., que podem causar várias alterações pelo organismo, como ganho ou perda de peso.

Hipotireoidismo

 

exame da tireoide

Foto Shutterstock.com

 

Acontece quando a glândula produz poucos hormônios tireoidianos ou quase nada. Qualquer pessoa pode sofrer dessa disfunção, apesar de ser mais comum entre as mulheres. A causa mais frequente é a Tireoidite de Hashimoto, uma doença autoimune.

Sintomas: dores musculares, sonolência, diminuição da memória, queda de cabelo, intestino preso, desaceleração dos batimentos cardíacos, depressão, aumento do colesterol, menstruação irregular, queda na libido e rouquidão.

Como saber: exames de sangue para dosar a quantidade de hormônios tireoidianos podem alertar para o problema. O “teste do pezinho”, feito nos recém-nascidos, também é capaz de detectar o hipotireoidismo congênito, quando a criança já nasce com a disfunção.

Como tratar: depois de diagnosticado e com acompanhamento médico, normalmente o tratamento é feito com medicação tomada pela manhã, em jejum, para repor os hormônios que a glândula não produz. Como a doença não tem cura, o tratamento é feito por toda a vida.

Hipertireoidismo

É um problema na glândula que leva à produção excessiva do tri-iodotironina e do tiroxina. Geralmente, essa disfunção está relacionada a nódulos que produzem os hormônios tireoidianos muito além do que deveriam. Uma alimentação com muito iodo, consumo incorreto de hormônios da tireoide e o funcionamento mais acelerado das glândulas são outras causas da doença.

Sintomas:  aceleração e irregularidade nos batimentos cardíacos, nervosismo, aumento no volume da tireoide, suor e tremores nas mãos, queda de cabelo, intestino solto, perda de peso, alterações no ciclo menstrual e rápido crescimento das unhas.

 

exame de sangue

Foto Shutterstock.com

 

Como saber: como no hipotireoidismo, o diagnóstico é possível através de um exame de sangue que indica a dosagem dos hormônios T3 e T4 e, também, do TSH, que regula a tireoide.

Como tratar: é necessário que o paciente faça consultas regulares com um endocrinologista e, se mesmo com medicamentos para diminuir a produção dos hormônios o caso não fique estabilizado, pode ser necessário fazer a aplicação de iodo radioativo ou uma cirurgia para a remoção da tireoide.

Saiba mais:

5 frutas milagrosas para a saúde

Sálvia pode ser cultivada em casa e dá mais sabor aos pratos

Confira 10 benefícios que vão fazer você praticar corrida!

Advertisement

Estilo de vida

Uma concentração turbinada exige muito mais do que foco em uma tarefa. Para isso, você precisa se preocupara primeiro com a saúde do seu cérebro

Estilo de vida

A concentração é uma habilidade essencial para o ser humano, seja no trabalho, em uma brincadeira ou para atravessar a rua. Entenda como ela funciona

Estilo de vida

Alo vera é uma planta com poder curativo. Ela possui a capacidade de inibir dores, cicatrizar feridas e regenerar células, entre outros benefícios.

Estilo de vida

Os alimentos industrializados estão ganhando cada vez mais espaço no mercado de alimentos. Isso está acontecendo por conta da praticidade destes produtos.

Estilo de vida

Muito presente na alimentação das pessoas, o açúcar pode contribuir para a saúde, dependendo do seu tipo. Confira alguns mitos e verdades sobre o açúcar.

Estilo de vida

Nem sempre se concentrar é uma tarefa fácil, principalmente na correria do dia a dia. Mas você pode treinar essa capacidade, veja como

Estilo de vida

Em busca de uma alimentação mais saudável, muitos optam pelos adoçantes. Mas, afinal, você conhece os tipos existentes? Saiba mais sobre eles!

Estilo de vida

O glúten é encontrado em alimentos como pães e bolos, mas pode ser prejudicial para quem apresenta intolerância a ele, causando sintomas específicos.