Connect with us

O que você está procurando?

Os mais diversos tipos de tratamento aparecem como alternativa na hora de lidar com dilemas mentais, como a depressão. Um deles é a hipnose. Confira!
- Foto: iStock.com/Getty Images

Hipnose no tratamento da depressão? Sim! Entenda como funciona!

Os mais diversos tipos de tratamento aparecem como alternativa na hora de lidar com dilemas mentais, como a depressão. Um deles é a hipnose. Confira!

O funcionamento da mente humana é um mistério que parece ser inesgotável para a ciência. Por mais que inúmeros estudos se esforcem para entender seus complexos mecanismos, continuamente aparece algo a mais para ser desvendado. Da mesma forma, os mais diversos tipos de tratamento aparecem como alternativa na hora de lidar com dilemas mentais, como a depressão. Um deles é a hipnose. Confira!

relógio de hipnose

Foto iStock.com/Getty Images

Sonho real

Essa hipnose é diferente daquelas que, geralmente, ocorrem em TV, em que o hipnotizado é comandado para imitar animais ou coisas do tipo. Esse diferente estado de consciência, chamado de transe, assemelha-se a um sonho acordado. No entanto, há uma diferença essencial: “alguns mecanismos são parecidos, várias áreas do cérebro são estimuladas durante o transe, assim como no sonho. A diferença fica por conta da condução. No transe hipnótico, existe um conjunto de informações que são dirigidas de forma estratégica. Assim, as mudanças necessárias acontecem. Podemos dizer que no sonho existe uma passividade no processo por parte do indivíduo, enquanto na hipnose o mesmo indivíduo é ativo”, esclarece Odair Comin, psicólogo especializado em hipnoterapia.

Como funciona?

“A depressão é uma forma específica de pensar, baseado em premissas pessimistas. Com o tempo, tal estado ganha força, se instaura como se fizesse parte da personalidade do indivíduo. A hipnose entra como uma solução para modificar sua forma de pensar. Um jeito novo de encarar seu presente e seu futuro. Recobrar sua lucidez frente ao real. Pensar e sentir de forma diferente”, afirma Odair. Sendo assim, a hipnoterapia se utiliza do estado de transe, em que o paciente deixa de lado sua resistência mental pré-programada, para introduzir, de forma suave, um novo padrão. “A hipnose é comunicação e, na medida em que se tem um conteúdo estratégico para comunicar, a hipnose é o instrumento que viabiliza essa condução de forma eficiente”, completa o especialista.

Leia também:

Sem truques

Como as outras técnicas, a hipnoterapia não é milagrosa. Não se trata de ir a uma sessão, ser hipnotizado e, em um passe de mágica, sair dali uma pessoa completamente nova. Assim como na terapia convencional, o objetivo é dar um novo significado para a própria vida. Ambas podem ser vistas como complementares no processo de cura. Encontrar a raiz dos problemas psicológicos não é o foco principal do processo — afinal, muitos depressivos não negam seus sentimentos, só não conseguem administrá-los. Disposição em mudar é fundamental.

 

Consultoria Odair Comin, psicólogo

Advertisement

Estilo de vida

O transplante de medula óssea em casos de anemia falciforme já está disponível pelo SUS e é uma arma a mais no combate à doença

Estilo de vida

Não é fácil decidir com quem deixar os filhos enquanto os pais trabalham. Separamos dicas para avaliar os prós e os contras de cada alternativa. Confira!

Estilo de vida

A doença de Alzheimer se caracteriza pela perda de funções cognitivas; é um problema relacionado ao envelhecimento, mas pode acometer pessoas mais jovens

Estilo de vida

Seus hábitos influenciam sua imunidade, por isso é fundamental manter uma rotina saudável. Que tal conferir 5 dicas para blindar o organismo? Confira!

Estilo de vida

Se você ainda não incluiu o abacate em seu cardápio, conheça os multibenefícios da fruta e corra para a feira!

Estilo de vida

Confira um top 5 de alimentos integrais, rico em melhorias para a qualidade da sua saúde. Entenda os benefícios que eles para o controle do colesterol.

Estilo de vida

A fibra é uma das responsáveis pelo bom funcionamento do organismo e é um ótimo aliado da boa forma. Isso porque ela faz com que a fome demore para voltar.

Estilo de vida

Com essas dicas fica fácil organizar um plano de estudos para a garotada ir superbem no colégio e não ter problemas com notas baixas. Confira!