Connect with us

O que você está procurando?

Hereditariedade e obesidade estão entre os fatores que causam a hipertensão arterial. Confira como a doença aparece e algumas medidas para evitá-la!
- FOTO: Shutterstock

Saiba como a hipertensão aparece e como diagnosticar a doença

Hereditariedade e obesidade estão entre os fatores que causam a hipertensão arterial. Confira como a doença aparece e algumas medidas para evitá-la!

Segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão, a pressão alta ou hipertensão é diagnosticada quando o indivíduo apresenta a pressão arterial igual ou maior que 14 por 9 (ou 140 x 90mmHg), aferida por meio de um aparelho específico durante as consultas de rotina, antes de cirurgias ou mesmo quando o paciente se sente mal por diferentes motivos.

hipertensao-saude-prevencao

FOTO: Shutterstock

O primeiro número representa a pressão sistólica, que é quando o coração se contrai; e o segundo, a pressão diastólica, quando o órgão se dilata. O sangue, bombeado pelo coração para o corpo inteiro, exerce uma força contra a parede das artérias. Quando essa força está aumentada, isto é, quando as artérias oferecem resistência para a passagem do sangue, ocorre a hipertensão.

Sem sintomas

A hipertensão é uma doença que dificilmente provoca sintomas, ou seja, é uma doença silenciosa. Quando ela não é tratada e já causou danos ao organismo, o paciente pode apresentar dores de cabeça, vômito, falta de ar, agitação e visão borrada, em decorrência de lesões que afetam o cérebro, olhos, coração e rins.

Por que aumenta?

Quando ocorre o diagnóstico de hipertensão, não é possível saber com precisão a causa, porém, muitos fatores podem ser os responsáveis. Entre os não evitáveis, estão a hereditariedade e a idade. Pessoas acima de 40 anos e que tenham familiares próximos com a doença têm mais chances de desenvolver a doença. “Ela pode ocorrer também por arteriosclerose (endurecimento dos vasos sanguíneos), doença renal, hipertireoidismo, durante a gestação, no estresse excessivo e na obesidade. Bebida alcoólica, cigarro e consumo excessivo de bebidas com cafeína também podem elevar a pressão arterial”, lista a médica ortomolecular e nutróloga Tamara Mazaracki.

Segundo a cardiologista Andrea Brandão, também não é possível precisar o quanto cada fator contribui – a hipertensão é decorrente de um conjunto que envolve genética e hábitos de vida. “A hipertensão não tem cura. Uma vez que o diagnóstico é feito, o tratamento deve ser levado para o resto da vida. Ele pode mudar, trocando os medicamentos e às vezes uma dieta equilibrada passa a ser o suficiente para controlar o problema. O que muda é o tipo de tratamento, mas é para sempre”, acrescenta.

Diagnosticando

FOTO: Shutterstock

O exame é simples e rápido e não exige jejum, como no caso do diabetes, e pode ser feito sempre que necessário. O paciente precisa apenas ter um período de repouso de 5 minutos e não fumar, praticar exercícios ou ingerir bebidas alcoólicas 30 minutos antes da aferição.

Antes do diagnóstico

Quando a pressão arterial atinge os níveis entre 13 e 14 por 8 e 9, ou seja, próxima do limite, é caracterizada como pré-hipertensão. “Nessa fase, deve-se tomar precauções para que não seja necessário tratamento medicamentoso. Dieta com pouco sal e baixas calorias, atividade física e evitar ingestão de bebidas alcoólicas são medidas que podem evitar que o pré-hipertenso tenha a doença”, indica a cardiologista.

 

Texto: Redação Alto Astral

Consultoria: Andrea Brandão, cardiologista; Tamara Mazaracki, médica ortomolecular e nutróloga

 

LEIA TAMBÉM:

Advertisement

Estilo de vida

Fique por dentro dos poderes do suco rosa! Diversos benefícios em um só copo - invista nessa delicia e tenha mais saúde no seu dia a dia!

Estilo de vida

Entenda por que o abacate vem perdendo a fama de “mau” e conquista, a cada dia, consumidores que se preocupam com a saúde e o bem-estar.

Estilo de vida

Apesar de ser uma grande aliada no dia a dia, a tecnologia pode causar também um desgaste devastador para o corpo e mente: o tecnoestresse

Estilo de vida

Assim como o corpo, o rosto também possui vários músculos que precisam ser trabalhados. Com a ginástica facial, é possível tonificá-los!

Estilo de vida

O estresse é uma sensação recorrente no dia a dia contemporâneo. Mas, afinal, quais são as consequências de lidar com todos esses problemas?

Estilo de vida

Mesmo que o estresse seja uma reação intrínseca ao ser humano, quando ele aparece de maneira não natural, tem como desencadeadores estímulos complexos.

Estilo de vida

Apesar de ser uma grande aliada no dia a dia, a tecnologia pode causar também um desgaste emocional devastador, o tecnoestresse

Estilo de vida

Apesar de ser uma reação natural do ser humano, as mulheres estão mais propensas à ansiedade. Fatores naturais e psicossociais são a causa