Connect with us

O que você está procurando?

O uso adequado da medicação é fundamental para controlar a glicemia. Veja como reconhecer os sintomas da hiperglicemia e hipoglicemia!
- A qualquer sintoma de que a glicemia não anda como deveria, procure auxílio médico o mais rápido possível! FOTO: Shutterstock

Saiba como reconhecer os sintomas da hiperglicemia e hipoglicemia

O uso adequado da medicação é fundamental para controlar a glicemia. Veja como reconhecer os sintomas da hiperglicemia e hipoglicemia!

Manter hábitos saudáveis e seguir orientações médicas ajudam a garantir o controle das taxas de glicose. Segundo a nutricionista comportamental, Patrícia Cruz, essa meta varia de acordo com a idade, condições gerais de saúde e outros fatores de risco. A hipoglicemia é caracterizada por uma queda brusca do nível de açúcar no sangue e pode ocorrer devido a jejuns prolongados, hábito alimentar inadequado, dietas restritivas e quadros de diabetes mellitus. Já a hiperglicemia é um quadro do diabetes mellitus que é uma doença que apresenta a hiperglicemia, resultante de defeitos na ação da insulina, na secreção de insulina ou em ambas. “Na diabetes mellitus a hipoglicemia é tão grave quanto à hiperglicemia. Por isso, é preciso saber reconhecer os sintomas”, completa a nutricionista Patrícia Cruz.

 

Diferenças entre a hiperglicemia e hipoglicemia

De acordo com a nutricionista a diferença básica entre as duas é o nível de açúcar (glicose) no sangue. Na hipoglicemia o nível de glicose é caracterizado bem baixo e as taxas de glicose são em torno de 60 a 70 mg/dl. “Na hiperglicemia a glicemia é elevada (acima de 126mg/dl) e em quadros de diabetes mellitus descompensado esses valores podem ser ainda maiores”, enfatiza Patrícia.

glicemia

A alimentação exerce um papel fundamental no controle da glicemia. FOTO: Istock.com/GettyImages

Os principais sintomas são:

Hiperglicemia: perda de peso inexplicável, sede extrema, aumento da frequência e desejo de urinar, fadiga, visão alterada, náuseas, fome, sonolência, nível elevado de açúcar no sangue.

Hipoglicemia: tremores (baixo nível de açúcar no sangue 70 mg/dl), fraqueza, desmaio, tontura, convulsão, agitação, sudorese, palidez, calafrios, fome e taquicardia.

A hipoglicemia e hiperglicemia estão introduzidas no cenário da doença diabetes. A nutricionista Patrícia Cruz afirma que quando falamos de hiperglicemia sugerimos um possível quadro da doença e, no caso da hipoglicemia, também é feito uma referência a um controle inadequado da doença.

 

Tratamentos

A hiperglicemia é um sintoma da doença diabetes mellitus. Portanto, a melhor forma de tratamento é uma dieta equilibrada, associada à insulinização ou hipoglicemiantes orais. No caso da hipoglicemia é preciso avaliar a ingestão alimentar, a insulina, medicações e horários. Patrícia explica que caso o paciente entre em hipoglicemia é necessário fazer a dosagem da glicemia (com aparelho glicosímetro) e consumir imediatamente 15g de carboidrato.

Por exemplo, um copo (150 ml) de suco de laranja ou refrigerante com açúcar ou uma colher (sopa) de açúcar ou mel. “Depois desse processo, aguarde com calma, 15 minutos para dosar novamente a glicemia e caso o valor não tenha aumentado. O processo deve ser repetido”, descreve a nutricionista comportamental.

 

Consultoria: Patrícia Cruz, nutricionista comportamental

 

LEIA TAMBÉM

Advertisement

Estilo de vida

Conheça as dicas para uma higiene dos olhos de forma correta e proteja um dos sentidos mais importantes do corpo, a visão!

Estilo de vida

A depressão é uma doença que afeta milhões de brasileiros e precisa ser tratada. Confira 10 mitos e verdades sobre a doença e por que é importante tratá-la!

Estilo de vida

Ele vai muito além do que te ajudar a combater as cãibras! Conheça tudo o que o potássio pode oferecer de bom para seu organismo!

Estilo de vida

Você sabia que o excesso de cera no ouvido pode ter como uma das causas a oleosidade da pele? Entenda mais sobre essa relação a seguir!

Estilo de vida

Os sintomas da esclerose múltipla costumam se manifestar através do sistema neurológico e, geralmente, evoluem para a perda de capacidades físicas

Estilo de vida

Existem muitos benefícios das frutas vermelhas! Por isso, confira opções desses alimentos que devem fazer parte da sua rotina para proteger o organismo!

Estilo de vida

Complicações no fígado, hipertensão, doenças cardiovasculares e diabetes são alguns dos principais problemas de saúde causados pela obesidade

Estilo de vida

Existem muitos alimentos que acalmam - até a pessoa mais estressada do mundo! Os sucos, por exemplo, possuem propriedades contra a ansiedade