Hibisco: descubra o poder dessa flor para sua saúde

Não são poucos os que procuram a ajuda dele para emagrecer. Não é a toa: famoso pelo mundo, o hibisco é aliado da boa saúde!

- O chá de hibisco é muito popular para emagrecimento Foto: iStock

Com centenas de espécies e variações, o hibisco é uma das flores mais tradicionais em solo brasileiro. Uma das espécies mais tradicionais e amplamente usada para fazer o tradicional chá de hibisco é a Hibiscus sabdariffa, que floresce da vinagreira – planta muito usada para fins medicinais e ornamentais. Conheça os benefícios que o hibisco pode proporcionar ao organismo!

Saúde em dia

A consultora em nutrição Carolina Pimentel explica a popularidade da flor, principalmente na forma de chá. “O hibisco é um dos tipos de chás mais populares do mundo e em algumas localidades é usado, inclusive, como bebida medicinal. Ele pode ser ingerido quente ou frio, possui baixas calorias e não tem cafeína, ao contrário da maioria dos chás”. Independente da forma de consumo, diversos estudos relacionam o hibisco, quando associado a uma dieta saudável, com a redução das taxas de colesterol, triglicérides e glicose, e o controle da hipertensão, além de contribuir para a queima de gordura corporal e a prevenção de doenças por causa de sua ação antioxidante.

Nutrientes para seu corpo

O hibisco é rico em fósforo, magnésio, potássio e vitaminas B1, B2 e C. “A vitamina C ajuda na absorção de ferro pelo organismo, e também de antioxidantes, que combatem os causadores de envelhecimento e doenças, como o câncer”, explica Carolina. Já as vitaminas B1 e B2 contribuem para a saúde da pele, do cabelo e dos ossos. Na forma de chá, o hibisco é rico em flavonoides, polifenois, ácidos orgânicos e vitamina A, que também neutralizam os radicais livres: moléculas que, se presentes em excesso no organismo, provocam o envelhecimento das células e desencadeiam doenças.

Emagrecer com saúde

Não são poucos os que procuram a ajuda do hibisco para emagrecer. Não é a toa: as flores são ricas em antioxidantes com ação termogênica, que pode contribuir para a queima de gordura. Estudos demonstram que o hibisco pode reduzir o colesterol ruim (LDL), assim como a pressão arterial.

Além disso ele previne doenças cardiovasculares, melhora o fluxo sanguíneo, afasta infecções na bexiga e ajuda a regular o funcionamento do intestino, devido a presença dessas substâncias fitoquímicas. “A elevada concentração da antocianina combate as inflamações das células, fazendo com que as mesmas exerçam corretamente suas funções e impedindo o acúmulo de toxinas”, explica a nutróloga Ana Valéria Ramirez. “A bebida também tem efeito diurético, contribuindo para a eliminação dos líquidos em excesso e combatendo o inchaço”, complementa.

 

Consultoria: Ana Valéria Ramirez, nutróloga; Carolina Pimentel, consultora em nutrição da Luminus

 

LEIA TAMBÉM

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência