Connect with us

O que você está procurando?

Afina, você sabe o que causa a herpes? Qual a relação desse famoso incômodo com a imunidade? Confira as respostas a seguir e aprenda se prevenir!
- A herpes é causada por um vírues FOTO shutterstock.com

Entenda o que são aquelas bolhas de água que costumam aparecer nos lábios!

Afina, você sabe o que causa a herpes? Qual a relação desse famoso incômodo com a imunidade? Confira as respostas a seguir e aprenda se prevenir!

Nada mais constrangedor do que aquelas feridinhas nos lábios, que costumam surgir justamente às vésperas de uma festa ou de um encontro que prometia ser maravilhoso. Elas são resultado da ação de um vírus chamado Herpes simplex vírus tipo I. “Esse vírus permanece no organismo em estado latente (como se estivesse adormecido). Quando ocorre uma situação que o reative, ele reaparece na pele ou na mucosa por onde penetrou e causa um novo surto da doença, que chamamos de herpes simples recidivante”, explica o dermatologista Marcos Bonassi.

São vários os motivos que podem reativar o vírus. “Em geral, são os traumas no local, exposição aos raios solares, estresse emocional ou físico, menstruação, infecções respiratórias ou qualquer outro estado de baixa imunidade. A localização mais frequente dos surtos de herpes é nos lábios. O aparecimento das lesões geralmente é precedido de um ardor ou coceira no local, por algumas horas ou dias. Logo após, aparecem as lesões típicas, que são pequenas bolhas de água rodeadas de uma área avermelhada”, detalha Bonassi.

herpes

Apesar de ser comum, é fundamental que seja tratada para não se tornar algo mais grave. FOTO shutterstock.com

Tratamento

“Nem sempre se consegue curar o herpes definitivamente. O tratamento reduz a quantidade de vírus no organismo, tornando os surtos mais brandos e mais espaçados. Para as pessoas que apresentam surtos muito frequentes, o dermatologista pode optar por um tratamento contínuo, para suprimir a ação do vírus com maior eficiência. Em geral, são ministrados medicamentos antivirais tomados via oral. Os cremes anti-herpéticos possuem pouca eficácia e não substituem os comprimidos”, destaca Bonassi.

mulher com herpes

O lugar mais comum é nos lábios, mas é possível desenvolver o problema nos órgãos genitais por meio do sexo. FOTO shutterstock.com

De difícil prevenção

Tudo isso mostra que o herpes é uma das doenças mais contagiosas de que se tem notícia. “A prevenção nem sempre é fácil. De maneira geral, a única maneira é evitar o contato com pessoas que estejam com o surto da doença. Quanto mais próximo e íntimo for esse contato, maior é o risco. Deve-se evitar usar os mesmos objetos, como copos e talheres. Mulheres com herpes não devem dividir o batom ou brilho labial. Qualquer ferimento, mesmo que imperceptível, é uma porta de entrada para o vírus no organismo. O simples hábito de lavar as mãos frequentemente com água e sabão ajuda muito a reduzir o contágio”, lembra o dermatologista.

Dois tipos

Apesar de ser mais conhecida como uma doença que afeta os lábios, existe um outro tipo de herpes que ataca os órgãos genitais. E é bem mais perigosa. “No herpes genital, as bolhinhas geralmente aparecem na região da vulva (nas mulheres), no pênis ou na região próxima ao ânus e são muito dolorosas. A transmissão desse tipo acontece por relações sexuais”, declara Bonassi. Em especial as grávidas devem ter mais cuidado caso sejam portadoras do vírus. “A transmissão para o bebê durante o parto pode causar o herpes simples neonatal, que, geralmente, é um quadro grave para o recém-nascido. Em alguns casos, pode até levar o bebê à morte”, avisa o dermatologista.

 

Texto redação Alto Astral | Consultoria Marcos Bonassi, dermatologista

 

Leia também:

Advertisement

Estilo de vida

Enxergar a vida de uma forma menos negativa tem benefícios reais tanto para a mente quanto para o cérebro. Entenda como pensar positivo

Estilo de vida

Que tal esticar o corpo, flexionar os braços e estender as pernas para começar o dia bem disposta? Aprenda a fazer alongamento matinal

Estilo de vida

A ortorexia ainda é um transtorno que está sendo bastante estudado. Por isso, saiba um pouco esse problema e faça o teste para ver se você tem!

Receitas

Minibolo de chocolate com cobertura é delicioso e uma ótima oportunidade de conseguir uma renda extra vendendo a delicia!

Moda & Beleza

Conheça estampas clássicas que nunca saem de moda e dicas para usá-las com estilo! Confira nossa galeria de imagens e inspire-se

Estilo de vida

A toxoplasmose é muito associada aos gatos, mas nem sempre eles são os vilões da histórias. Conheça mais sobre a doença e saiba como tratá-la!

Receitas

Faça hoje mesmo o Copinho de sonho de valsa® e aproveite essa delícia, prática de fazer, linda de servir e saborosa para comer

Moda & Beleza

Confira os principais acessórios de noivas que não devem faltar no seu penteado para você estar deslumbrante na hora de subir ao altar!