Hemorroidas: descubra os mitos e verdades sobre esse incômodo

Tire suas dúvidas sobre as hemorroidas. Um problema que ainda é considerado tabu e, apesar de não ser grave, necessita de cuidados médicos imediatos.

None
Se você ainda tinha algumas dúvidas sobre as hemorroidas, essa matéria vai esclarecer os mitos e verdades sobre esse tema! | FOTO: Thinkstock/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 16/08/2017 às 13:34
Atualizado às 14:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Elas geram um grande desconforto e quem tem, dificilmente vai confessar que sofre desse problema: as hemorroidas, ou doença hemorroidária, são causadas nas veias da região do ânus que ficam dilatadas, assim como varizes das pernas. A comunidade médica não considera esse problema grave, mas salienta que ele deve receber cuidados especiais.

Segundo Alexandre Sakano, cirurgião do aparelho digestivo, “elas aparecem por uma predisposição física, ou seja, a pessoa apresenta tendência a ter os vasos sanguíneos dilatados, como as varizes das pernas. Fatores como alimentação inadequada, esforço excessivo na evacuação e intestino preso podem contribuir com a predisposição, mas nada disso vai causar o aparecimento de hemorroidas.

Ele explica também que a gestação é outro fator que pode causar a doença, devido ao aumento de pressão dos vasos sanguíneos da região pélvica para receber o bebê. O parto normal também pode desencadear o problema por causa do esforço necessário durante o parto. Como podemos perceber, existe a necessidade de quebrar preconceitos. Para isso, teste seus conhecimentos e descubra o que é verdade e mentira quando o assunto são as hemorroidas:

CONSULTORIA:  Alexandre Sakano, cirurgião do aparelho digestivo.

LEIA MAIS:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.