Hábitos simples para evitar o AVC, além de suas causas e seus sintomas

Você sabia que o dia 29 de outubro é o Dia Mundial do AVC? A campanha ajuda a prevenir a segunda maior causa de morte e a primeira causa de incapacidade do país, por meio de informações e incentivos sobre mudanças de hábitos simples para evitar o AVC.

- Informar-se sobre os sintomas, as causas e os métodos de prevenção do AVC é de extrema importância. FOTO: Getty Images

Caracterizado quando algum vaso sanguíneo do cérebro entope ou se rompe, os sintomas do acidente vascular cerebral (AVC) incluem perda de força e de sensibilidade em um dos lados do corpo, boca torta e dificuldade em falar ou pensar normalmente. Um problema grave e bastante comum: no Brasil, o AVC tira cerca de 100 mil vidas todos os anos. A cada seis segundos, independentemente da idade ou do sexo, alguém, em algum lugar, morre devido a essa complicação. Preocupante, não é? Mas, a boa notícia é que há prevenção. Conheça, a seguir, hábitos simples para evitar o AVC!

Os tipos de derrames

De acordo com a neurologista Letícia Rebello, do Hospital Brasília, existem dois tipos de acidente vascular cerebral. “O mais comum é o isquêmico, que ocorre em cerca de 85% dos casos. Ele surge quando um vaso sanguíneo é obstruído por um coágulo, por exemplo. Com o fluxo de sangue interrompido, a região do cérebro que era dependente desse vaso começa a morrer. O segundo tipo é o AVC hemorrágico, que ocorre quando um vaso se rompe e o sangue extravasa pelo cérebro”, explica a especialista. Essa última condição ocorre em cerca de 15% dos casos e tem a tendência de ser mais preocupante, porque seus sintomas progridem mais rapidamente e podem levar à morte ou sequelas graves.

Dá para prevenir!

Hábitos simples para evitar o AVC

Os exercícios físicos são um dos fatores de prevenção contra o AVC. FOTO: Shutterstock.com

Por mais grave que seja, 90% dos casos estão ligados a fatores de risco controláveis. De acordo com Letícia, é possível diminuir drasticamente as chances de sofrer um AVC ao adotar um estilo de vida saudável, controlando a pressão arterial, o diabetes e o peso, fazendo exercícios físicos, reduzindo o colesterol e o consumo de álcool, e evitando o tabagismo.

A hora H

Quando um indivíduo começa a ter o AVC, os familiares são essenciais na percepção dos primeiros sintomas, para retratá-los de forma correta no momento do atendimento médico. Além disso, é fundamental que eles tenham anotem o horário de início dos sintomas. “É extremamente importante buscar ajuda médica nas primeiras horas do aparecimento dos sintomas. Quanto maior a demora, maiores os danos causados pelo AVC”, explica a neurologista.

Siga a campanha

Hábitos simples para evitar o AVC

Não hesite, chame o SAMU! Se notar algum sinal de acidente vascular cerebral em alguém próximo, peça ajuda. FOTO: Shutterstock.com

Para ajudar a entender melhor o AVC e a diminuir os números assustadores, o Hospital Brasília lançou a campanha “Não seja uma estatística”, que contém vídeos explicativos e material informativo sobre os primeiros sinais de alerta. Um dos conteúdo é sobre como conseguir diagnosticar um acidente vascular cerebral:

  • F de face: peça à pessoa para sorrir. O rosto está paralisado de um lado?
  • F de força no braço: peça à pessoa para elevar os braços. Algum deles está dormente?
  • F de fala: peça à pessoa para repetir uma frase simples. A voz está enrolada? A pessoa consegue repetir as palavras, ou é difícil de entender?
  • T de tempo: hora de chamar o SAMU: se a pessoa tiver um destes sintomas o tempo é fundamental. Ligue 192 para a pessoa ser transportada para o hospital o mais rapidamente possível.

 

 

Texto: Rebecca Crepaldi/Colaboradora | Consultoria: Letícia Rebello, neurologista do Hospital Brasília

 

 

LEIA TAMBÉM:

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência