ESTILO DE VIDA

4 hábitos podem mudar a vida de quem tem diabetes. Confira!

Além da alimentação favorável e sem excesso de açúcar, outros hábitos devem ser levados em conta se você possui diabetes. Preste atenção nas dicas!

None
Foto: iStock.com/ Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 11/08/2016 às 19:51
Atualizado às 21:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

O controle do diabetes deve ser levado à risca; caso contrário, poderá somar ao paciente algumas enfermidades indesejáveis. Para evitar que isso aconteça e amenizar os riscos que a doença oferece, é preciso adotar algumas atitudes fundamentais:

Diabetes

Foto: iStock.com/ Getty Images

1. Nada de ficar parado

Praticar atividades físicas colabora muito para o tratamento e controle do diabetes, além de beneficiar a saúde como um todo. Entretanto, são necessários alguns cuidados.

“Ao começar a frequentar uma academia, é indispensável que seja feita uma avaliação com o profissional de educação física, para que ele possa realizar testes específicos e avaliar seu condicionamento físico, postura e restrições, por exemplo”, aconselha a educadora física Raphaela Montana. Por isso, nada de forçar a barra.

O mais importante de tudo é abandonar o sedentarismo com segurança, por meio das orientações profissionais adequadas.

2. Tratamento bem sucedido

Tudo o que o médico recomendar deve ser seguido à risca. Fugir da dieta e adotar outros hábitos prejudiciais, como sedentarismo, tabagismo ou ingerir bebidas alcoólicas com frequência aumentam os riscos de complicações da doença.

Se todas as recomendações forem cumpridas corretamente, o paciente poderá levar uma vida normal e evitar preocupações desnecessárias. “Independentemente do tipo de diabetes, algumas medidas são essenciais para um bom controle dos níveis de glicose: seguir a dieta indicada, a prescrição medicamentosa e fazer atividade física são algumas delas”, aconselha a endocrinologista Bianca Baroni.

3. Boca saudável

A saúde bucal exerce forte influência sobre a saúde de quem tem diabetes, por conta de serem mais suscetíveis ao desenvolvimento de inflamações. Por isso, não se esquecer de escovar os dentes após as refeições e fazer o uso adequado de fio dental são atitudes indispensáveis.

“O diabético pode desenvolver processos inflamatórios na região bucal com maior facilidade, e eles são responsáveis pelo descontrole das taxas de glicose. O que pode provocar inflamações, como a periodontite e gengivite, amolecendo os dentes e provocando a perda dos mesmos”, conta o dentista Alexandre Bussab.

4. Sem estresse

O aspecto emocional também pode influenciar na saúde de quem tem diabetes. Por isso, exercícios diários que ajudam a manter a calma são essenciais para conter as emoções.

“Em situações de estresse e depressão, há um aumento na secreção de alguns hormônios, principalmente o cortisol, que age contra a insulina e ajuda a manifestar o diabetes. Segundo pesquisas, a prevalência de depressão ou problemas emocionais em portadores de diabetes é cerca de duas a quatro vezes maior em relação à população geral”, salienta o endocrinologista Alfredo Cury.

Saiba mais:

Fique longe: confira os alimentos que danificam o cérebro

Comece o dia bem: dicas para um café da manhã saudável!

Quais os melhores grãos e cereais para cada refeição?

Consultoria Alexandre Bussab, dentista; Alfredo Cury e Bianca Baroni, endocrinologistas; Raphaela Montana, educadora física; Maximo Asinelli, nutrólogo