Connect with us

O que você está procurando?

Além da alimentação favorável e sem excesso de açúcar, outros hábitos devem ser levados em conta se você possui diabetes. Preste atenção nas dicas!
- Foto: iStock.com/ Getty Images

4 hábitos podem mudar a vida de quem tem diabetes. Confira!

Além da alimentação favorável e sem excesso de açúcar, outros hábitos devem ser levados em conta se você possui diabetes. Preste atenção nas dicas!

O controle do diabetes deve ser levado à risca; caso contrário, poderá somar ao paciente algumas enfermidades indesejáveis. Para evitar que isso aconteça e amenizar os riscos que a doença oferece, é preciso adotar algumas atitudes fundamentais:

 

Diabetes

Foto: iStock.com/ Getty Images

 

1. Nada de ficar parado

Praticar atividades físicas colabora muito para o tratamento e controle do diabetes, além de beneficiar a saúde como um todo. Entretanto, são necessários alguns cuidados.

“Ao começar a frequentar uma academia, é indispensável que seja feita uma avaliação com o profissional de educação física, para que ele possa realizar testes específicos e avaliar seu condicionamento físico, postura e restrições, por exemplo”, aconselha a educadora física Raphaela Montana. Por isso, nada de forçar a barra.

O mais importante de tudo é abandonar o sedentarismo com segurança, por meio das orientações profissionais adequadas.

 

2. Tratamento bem sucedido

Tudo o que o médico recomendar deve ser seguido à risca. Fugir da dieta e adotar outros hábitos prejudiciais, como sedentarismo, tabagismo ou ingerir bebidas alcoólicas com frequência aumentam os riscos de complicações da doença.

Se todas as recomendações forem cumpridas corretamente, o paciente poderá levar uma vida normal e evitar preocupações desnecessárias. “Independentemente do tipo de diabetes, algumas medidas são essenciais para um bom controle dos níveis de glicose: seguir a dieta indicada, a prescrição medicamentosa e fazer atividade física são algumas delas”, aconselha a endocrinologista Bianca Baroni.

 

3. Boca saudável

A saúde bucal exerce forte influência sobre a saúde de quem tem diabetes, por conta de serem mais suscetíveis ao desenvolvimento de inflamações. Por isso, não se esquecer de escovar os dentes após as refeições e fazer o uso adequado de fio dental são atitudes indispensáveis.

“O diabético pode desenvolver processos inflamatórios na região bucal com maior facilidade, e eles são responsáveis pelo descontrole das taxas de glicose. O que pode provocar inflamações, como a periodontite e gengivite, amolecendo os dentes e provocando a perda dos mesmos”, conta o dentista Alexandre Bussab.

 

4. Sem estresse

O aspecto emocional também pode influenciar na saúde de quem tem diabetes. Por isso, exercícios diários que ajudam a manter a calma são essenciais para conter as emoções.

“Em situações de estresse e depressão, há um aumento na secreção de alguns hormônios, principalmente o cortisol, que age contra a insulina e ajuda a manifestar o diabetes. Segundo pesquisas, a prevalência de depressão ou problemas emocionais em portadores de diabetes é cerca de duas a quatro vezes maior em relação à população geral”, salienta o endocrinologista Alfredo Cury.

 

Saiba mais:

Fique longe: confira os alimentos que danificam o cérebro

Comece o dia bem: dicas para um café da manhã saudável!

Quais os melhores grãos e cereais para cada refeição?

 

Consultoria Alexandre Bussab, dentista; Alfredo Cury e Bianca Baroni, endocrinologistas; Raphaela Montana, educadora física; Maximo Asinelli, nutrólogo

 

Advertisement

Estilo de vida

O que são e como funcionam os métodos terapêuticos que podem identificar problemas de saúde por meio de toques e observações.

Estilo de vida

Muitos esquecem, mas também é preciso se preocupar com a saúde dos olhos. E neste caso nem é tão difícil, basta uma alimentação saudável.

Estilo de vida

Alguns sintomas do Alzheimer podem surgir aos poucos, dificultando o diagnóstico precoce. Veja 10 sinais de alerta para a doença.

Estilo de vida

Cuidar da saúde dos olhos é essencial em qualquer fase da vida. Por isso, eles também merecem cuidados especiais, como por exemplo, uma boa alimentação.

Estilo de vida

O glaucoma é uma doença crônica e progressiva, que pode causar danos irreversíveis à visão. Portanto, fique atento às suas causas e aos seus danos.

Estilo de vida

A dislexia, que é um transtorno de aprendizagem, atinge 4% da população brasileira segundo uma pesquisa do Instituto ABCD. Sheila Leal, fonoaudióloga e

Estilo de vida

Os olhos precisam da importância que você da ao resto do corpo. Alguns cuidados simples no dia-a-dia já fazem bastante diferença.

Estilo de vida

O infarto está entre as doenças que mais matam em todo o mundo. Saiba quais são os fatores de risco e como tratá-los para evitar o problema.