12 hábitos que ajudam você a ser mais produtivo no trabalho

Ás vezes, percebemos que estamos insatisfeitos com nossa eficiência no trabalho. Mas existem diversos hábitos que podem ajudar a melhorar seu rendimento

None
FOTO: Reprodução/Sebrae

por Redação Alto Astral
Publicado em 21/10/2016 às 16:51
Atualizado às 11:26

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Você já se sentiu alguma vez pouco produtivo no trabalho? De vez em quando, percebemos que estamos insatisfeitos com nossa eficiência e nossas realizações. Mas existem diversos hábitos que podem te ajudar na hora de melhorar seu rendimento.

trabalho-dificuldades-1-ShutterstockImages1

Foto: Shutterstock

A novidade é que isso não significa que você precisa de uma super disciplina, ou abandonar momentos de lazer! Confira essas dicas que podem te ajudar a melhorar sua eficiência no trabalho de forma simples e fácil.

1. Foque no resultado

Decida qual você quer que seja o resultado do trabalho antes mesmo de começar.

2. Crie o caderninho das ideias

Separe um caderno especial para anotar todas as ideias boas que você tem, com as quais não pode trabalhar no momento. Não deixe passar nada! Os pensamentos que podem gerar boas ideias também merecem ser anotados.

3. Evite o desperdício de tempo

Não perca muito tempo com coisas bobas. Deixe para lá questões triviais para poder se concentrar no que realmente importa.

mulher feliz, atendendo telefone na mesa de trabalho

FOTO: iStock.com/Getty Images

4. Pratique exercícios físicos

Dedicar pelo menos meia hora do seu dia para praticar exercícios físicos pode fazer toda a diferença na sua disposição. Não importa qual a modalidade, você pode escolher correr, nadar ou levantar pesos. Fazer exercícios pela manhã enche o cérebro de oxigênio e glicose, o que te deixa mais animado.

5. Evite as Redes Sociais

As redes sociais são o melhor lugar do mundo para desperdiçar o seu tempo! Evite utilizá-las durante o trabalho, já que elas desviam o seu foco. Deixe para as horas vagas ou de lazer.

6. Faça um planejamento no papel

Deixe anotado em um papel todas as suas metas que precisam ser cumpridas no dia, semana e mês. Esse hábito ajuda a controlar o êxito delas, além de evitar que você perca tempo.

mulher feliz no trabalho

Foto: iStock.com/GettyImages

7. Não passe o dia inteiro sentado

Ficar muito tempo sentado faz com que seu corpo fique mais suscetível à distrações. Com uma certa frequência, levante-se nem que seja para ir até o banheiro e voltar. Assim você melhora sua musculatura e a circulação sanguínea, o que deixa seu corpo mais estimulado.

8. Não se atole de trabalho

Sempre que for possível, não acumule mais tarefas do que você é capaz de lidar. Para ser produtivo, você não pode juntar atividades demais.

9. Deixe o perfeccionismo pra lá

É muito mais difícil produzir alguma coisa incrível se você não dá “tempo” às suas ideias para evoluir. Evite o perfeccionismo para poder desenvolver melhor seu trabalho.

trabalho-dificuldades-2-ShutterstockImages

10. Seja rápido e prático com seus e-mails

Não deixe que seus e-mails interrompam seu trabalho o tempo todo. Responda-os assim que chegarem, para você evitar ter que ficar abrindo toda hora.

11. Faça uma coisa de cada vez

Quando você tenta fazer duas ou  mais coisas ao mesmo tempo, seu cérebro não consegue efetuar todas as tarefas com sucesso e qualidade. Por isso, a melhor escolha é fazer uma coisa de cada vez.

12. Nunca use o celular ou computador na cama

Esse é um dos principais fatores que prejudicam seu sono e sua produtividade, mas pouca gente sabe. “O comprimento curto de onda de luz azul emitida pelos eletrônicos tem um papel importante no seu humor, nível de energia e qualidade do sono”, revela a pesquisa do Uol.  Evite esses aparelhos antes de dormir e não use-os se você acordar de madrugada.

mao-segurando-celular-smartphone-iphone-sem-bateria-dicas-sistema-iOS-10-otimizar-bateria

FOTO: iStock.com

LEIA TAMBÉM 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.