ESTILO DE VIDA

3 hábitos que favorecem a saúde mental e a memória

Não tem jeito: os hábitos entregam como anda sua saúde, tanto física, quanto mental. Então, que tal apostar em 3 dicas para manter mente e memória em dia?

None
Foto iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 25/08/2016 às 20:06
Atualizado às 20:59

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Além de uma boa alimentação, algumas medidas podem ser bastante efetivas quando o assunto é me mória afiada. Hábitos simples têm efeitos poderosos na manutenção da capacidade mental. Confira 3 dicas que ajudam a preservar a saúde mental.

lâmpada com um cérebro dentro

Foto iStock.com/Getty Images

1. Durma bem

Embora o cérebro não descanse enquanto dormimos – na verdade, ele trabalha até mais! – várias pesquisas científicas comprovam que uma boa noite de sono é essencial para manter a concentração, sem a qual tanto o aprendizado quanto a fixação de informações acabam comprometidos. A reorganização dos dados recebidos ao longo do dia também ocorre durante o sono: como a quantidade de informações que o órgão recebe é realmente muito grande, ele precisa não apenas organizá-la como descartar o que é “desnecessário”.

2. Relaxe a mente

Um estudo realizado nos Estados Unidos, em 2004, descobriu que, em estado de estresse, o organismo pode ativar uma enzima chamada quinase proteica C (PKC), que, além de prejudicar a memória, está associada a doenças como o distúrbio bipolar e a esquizofrenia. Portanto, separe um período do seu dia para se dedicar ao que mais gosta de fazer: escutar música, ver televisão, navegar na internet, ler, passear… O importante é desligar o cérebro dos problemas cotidianos e deixá-lo repleto de lembranças positivas.

Saiba mais:

Relação entre tecnologia e cérebro: mitos e verdades

Como o funcionamento do cérebro influencia a depressão?

Cérebro nota 10: ouvir música pode recuperar lesões cerebrais

3. Exercite o cérebro

A capacidade de aprendizagem do ser humano não se esgota com o tempo. Os estudos apontam que realizar atividades mentais variadas todos os dias ajuda a manter a memória ativa. Jogar xadrez, resolver problemas lógicos, ler livros, estudar novos idiomas, aprender a tocar um instrumento musical e fazer palavras cruzadas são algumas das boas práticas que favorecem a memória.

TAGS