13 hábitos para afastar a depressão e ter uma vida de qualidade

Você sabia que pequenas mudanças na sua rotina podem acabar com os sintomas e afastar a depressão? Veja como se prevenir dessa doença!

None
Foto: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 05/12/2016 às 12:44
Atualizado às 12:53

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

A perda de um ente querido, a frustração com o trabalho ou até mesmo problemas conjugais podem ser a causa para o desenvolvimento dadepressão. A doença, que geralmente é tratada com psicoterapia e medicamentos, ganhou mais aliados.

Com a adoção de alguns hábitos saudáveis, é possível combater a depressão e, de quebra, garantir mais saúde. “Um estilo de vida equilibrado, que inclua atividade física regular e alimentação adequada, bem como a presença de vínculos afetivos, é considerado um fatore protetor contra a depressão, além de ajudar na recuperação de quem já sofre com o problema e diminuir as chances de recaída”, afirma a psiquiatra Mara Fernandes Maranhão.

Depressão tristeza mulher escuro

Foto: Shutterstock

1. Durma bem

A recomendação é dormir, pelo menos,8 horas diárias. O cansaço pode contribuir para um maior nível de irritação e mau humor, itens que agravam a depressão.

2. Viaje

Talvez você precise de um lugar diferente para relaxar e pensar em tudo aquilo que está acontecendo na sua vida. Além disso, é possível conhecer novas culturas, outras pessoas e aprender coisas diferentes. Pode ter certeza que a volta será bem mais relaxada.

3. Leia

Os livros permitem um mundo de imaginação, o que pode colaborar para esquecer (pelo menos por um tempo) os problemas causados pela depressão.

4. Ajude outras pessoas

Uma pesquisa conduzida pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, concluiu que o trabalho voluntário aumenta a expectativa de vida das pessoas que querem ajudar ao próximo. De acordo com o estudo, o voluntariado estimula a produção de hormônios que combatem o estresse e produzem a sensação de bem-estar.

5. Aceite-se

Preocupações excessivas com a aparência podem desencadear ansiedade e, em casos mais graves, problemas relacionados à própria imagem, como bulimia e anorexia. Por isso, faça as pazes com o espelho. Você não precisa seguir nenhum padrão. Apenas seja você mesmo!

Tristeza trabalho depressão

Foto: iStock.com/Getty Images

6. Perdoe

Pensamentos negativos e comportamentos hostis frente ao desafeto causam desgastes físico e emocional, além de outras doenças relacionadas ao nível de estresse no organismo”, enfatiza a psicóloga Izabel Cristina. Minimizar o sofrimento — tanto para quem perdoa quanto para quem pede perdão — ajuda a proteger a saúde.

7. Conte até 10

Ficar estressado e extremamente preocupado não resolve nenhum problema. Tente relaxar, o coração agradece.

8. Desligue a TV

Passar o dia todo em frente à televisão pode impedir o aproveitamento das inúmeras possibilidades que a vida oferece. Saia com os amigos, pratique atividades físicas e não deixe o desânimo tomar conta de você.

9. Invista em algo novo

Aprender um idioma diferente, praticar alguma atividade física ou até mesmo cursar uma faculdade que lhe interesse pode ser muito gratificante e construtivo, além de contribuir para acabar com o ócio e afastar os pensamentos ruins.

cigarros-apagados-vicio-depressao

Foto: Shutterstock

10. Pare de fumar

Além de prejudicar a saúde, a nicotina — presente no cigarro — gera ansiedade e alteraçõesno humor, o que não é nada bom para quem sofre de depressão.

11. É hora de arrumar

Manter um ambiente sujo e bagunçado pode causar desânimo e mal-estar. Além disso, não é nada saudável, já que pode causar alergias.

12. Sol, por favor!

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Bristol, na Inglaterra, constatou que tomar 15 minutos de sol diariamente estimula a produção de serotonina, dopamina e melatonina, substâncias que são responsáveis pelo bem-estar e bom humor.

13. Faça amigos

Nada melhor do que novas amizades para deixar a vida mais colorida. Mas atenção: não se esqueça das velhas. Junte todos os amigos e divirta-se!

Texto: Redação Alto Astral

Consultoria: Izabel Cristina, psicóloga; Mara Fernandes Maranhão, psiquiatra

LEIA TAMBÉM:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER