Gripe nos pets: descubra os sintomas e como evitar

Febre, tosse, dores no corpo. Os efeitos da gripe em nosso organismo não são nada bons, certo? Fique atenta às dicas pra cuidar do seu bichinho.

None
A gripe também pode afetar o bem-estar do seu animal de estimação. Foto: Pinterest

por Redação Alto Astral
Publicado em 26/05/2017 às 12:55
Atualizado às 13:39

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Com a chegada do inverno, redobramos a atenção para evitar aquela gripe e todo o mal-estar que a acompanha: fraqueza, secreções nasais, febre, etc. Para tal, tomamos uma série de cuidados, como evitar o consumo de bebidas muito geladas, exposição ao vento e ao clima ameno e utilizar roupas que protegem mais contra o frio. E assim como nos preocupamos com a nossa saúde e a das pessoas ao nosso redor, também devemos ficar atentos aos animais de estimação: cães e gatos também podem ficar gripados. Por isso, é importante conhecer os cuidados necessários para que os pets também possam aproveitar o friozinho do inverno sem sofrer com as mazelas da gripe.

Gripe no inverno

Do mesmo jeito que você se cuida nos dias mais frios, os animais de estimação também merecem atenção redobrada, principalmente para prevenir a gripe:

  • Uma das principais providências é evitar muitos banhos. Quando eles ocorrerem, use sempre água morna e escolha os horários mais quentes.
  • Outra importante medida é não permanecer em locais onde o animal fique exposto ao frio, vento e umidade. Sintomas da gripe
  • A principal dificuldade na detecção da gripe canina é que os sintomas podem não alterar o comportamento do animal.
  • Por isso, é fundamental que os donos estejam atentos e, se o animal apresentar sinais de gripe, devem procurar orientação do veterinário.
  • Os sintomas mais evidentes de um cão ou gato gripado são a tosse e o espirro, secreções nasais, febre e falta de apetite.
  • Esses sintomas podem evoluir para uma pneumonia ou bronquite se não tratados.

LEIA TAMBÉM

Texto: Redação Alto Astral

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.