Connect with us

O que você está procurando?

Quais são os riscos e os benefícios de uma gravidez depois dos 40 anos? Descubra o que os especialistas dizem sobre o assunto!
- Caso vá recorrer a fertilização, é necessário estar ciente que as chances de sucesso diminuem após os 40 anos FOTO: Shutterstock

Gravidez depois dos 40: quais os riscos e os benefícios?

Quais são os riscos e os benefícios de uma gravidez depois dos 40 anos? Descubra o que os especialistas dizem sobre o assunto!

Com o aumento das mulheres no mercado de trabalho e a busca pela independência financeira, o projeto de maternidade é cada vez mais adiado. A mulher prioriza os estudos, carreira e estabilidade econômica antes de pensar em ter um bebê. Essa prática é saudável? Descubra as vantagens e desvantagens da gravidez depois dos 40 anos, conhecida como tardia.

Mulher moderna

Como as mulheres trabalham, estudam e se casam mais tarde, os planos de ter um filho são adiados. “Além disso, hoje temos um aumento no número de separações e de novas uniões, o que também provoca o adiamento da gravidez. Outro fator são os avanços tecnológicos dentro da reprodução assistida. A melhora da medicina também contribui para uma gravidez depois dos 40, já que as mulheres têm menos medo das complicações”, esclarece a obstetra Mariana Bignardi Halla.

Vantagens e desvantagens da gravidez depois dos 40 anos

Conforme fica mais velha, a mulher amadurece e muda sua visão sobre a maternidade. Por isso, “a gravidez aos 40 pode ser mais desejada e curtida, tanto pelo homem como pela mulher, já que ambos provavelmente conseguiram conquistar uma estabilidade financeira”, cita a médica.

Independentemente da idade, a gravidez precisa ser acompanhada por um especialista.

Independentemente da idade, a gravidez precisa ser acompanhada por um especialista. FOTO: iStock.com/Getty Images

Por outro lado, segundo a médica, “a mortalidade materna é duas vezes maior quando a mulher engravida após os 35 anos e cinco vezes maior após os 40 anos. Parto prematuro, descolamento de placenta, aborto precoce ou tardio e malformações genéticas são os principais problemas”. O aborto espontâneo ocorre devido ao aumento de distúrbios e alterações genéticas, já que os óvulos não têm a mesma qualidade.

“Esse risco chega a 25% nas mulheres entre 35 e 40 anos e a 51% nas mulheres com mais de 40 anos”, explica Mariana. Mulheres que engravidam depois dos 35 anos aumentam a chance de hospitalização pela elevação da pressão arterial, uma das maiores causas da mortalidade materna. O risco de diabetes também é maior com a idade.

Alternativas

Se você está nessa faixa etária e pretende ter um filho, uma solução é o congelamento de óvulos. Essa técnica assegura a melhor qualidade deles, pois ainda estão jovens. “Embora esse processo ainda seja caro, congelar os óvulos pode garantir o sonho de uma maternidade com saúde, tanto da mãe como do bebê”, comenta a médica.

Consultoria Mariana Bignardi Halla, obstetra

 

LEIA TAMBÉM:

 

Advertisement

Estilo de vida

Você pretende viajar durante a sua lua de mel? Então descubra alguns destinos brasileiros que têm muito a contribuir com o clima de romance.

Estilo de vida

A saída da infância é uma fase complicada, pois é difícil segurar os hormônios. Assim, todo cuidado e precaução são bem-vindos para evitar a gravidez na adolescência.

Geral

Apesar do calor, agora pode ser a hora de comprar roupinhas para os pets. Mas as vestimentas não devem ser colocadas apenas pelo apelo estético, elas devem ser escolhidas de acordo com cada pele e pelo de animal.

Estilo de vida

Todos nós conhecemos alguém chamado João. Assim como também conhecemos as variações compostas do nome, como João Paulo. Confira mais aqui!

Geral

A gastrite é uma patologia cada vez mais comum e acomete pacientes de todas as faixas etárias. Veja dicas do especialista e saiba como amenizar os sintomas.

Estilo de vida

Apesar de a maioria das crianças não se agradarem de primeira com essa matéria, a matemática na infância é fundamental para auxiliar no raciocínio e concentração

Geral

Os gatos são uma fofura só! E nós separamos cinco deles para você se alegrar mesmo que os dia esteja ruim. Confira e compartilhe com quem precisa melhorar o astral nesse dia!

Geral

Nosso consultor de pets, Marcos Eduardo Fernandes, responde à questão: afinal, qual a idade correta para fazer a troca de ração de filhote para de adulto?