ESTILO DE VIDA

Gravidez afeta a visão: saiba como se prevenir!

A gravidez afeta a visão, por isso, é importante ficar atenta e se prevenir: síndrome do olho seco e manchas escuras são as enfermidades mais comuns!

None
A síndrome do olho seco pode se intensificar nas mulheres grávidas | FOTO: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 31/07/2017 às 10:12
Atualizado às 13:22

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Se você usa óculos ou tem alguma doença ocular, saiba que a gravidez afeta a visão e pode piorar seu quadro! Segundo o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, toda gestante deve dar maior atenção à saúde dos olhos, porque as mudanças no corpo provocam alterações temporárias na visão, além de piorar doenças oculares preexistentes. Confira
alguns probleminhas que podem aparecer:

3 provas de que gravidez afeta a visão

• Síndrome do olho seco: é a variação na quantidade de lágrima causada pelas mudanças hormonais. Os sintomas são:
ardência, coceira, queimação, vermelhidão, visão borrada, lacrimejamento, sensibilidade à luz, desconforto após ver televisão, ler ou usar o computador. Para reduzir o problema, o oftalmologista indica cápsulas de semente de linhaça, que diminuem a evaporação da lágrima.

• Manchas escuras: segundo Queiroz Neto, gestantes com mais de 40 anos e entre 15 e 19 anos têm maior risco de
desenvolver a pré-eclâmpsia, doença que acontece depois da 20ª semana de gravidez, quando a mulher elimina proteínas pela urina e tem inchaço generalizado. Os sintomas são manchas e pontos escuros na visão.

• Piora de doenças oculares: mulheres que têm ceratocone, doença que afina e deforma a córnea, podem  experimentar piora da doença na gestação por conta da retenção de líquidos. O especialista recomenda aplicação de crosslink, que interrompe a evolução do ceratocone, fortalecendo as ligações das fibras de colágeno da córnea.

LEIA TAMBÉM: