ESTILO DE VIDA

Gravidez: você sabe o que é mito ou verdade? Confira!

Se está à espera de um bebê, quanto antes descobrir o que é verdade ou mentira na gravidez, melhor. Confira 5 mitos e verdades sobre o tema.

None
Foto iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 20/10/2016 às 20:02
Atualizado às 14:44

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Os conselhos a respeito da gravidez são muitos. São informações que passam de geração em geração, crendices de quem sempre ouviu histórias, mas que, às vezes, não existe qualquer estudo científico que as comprove. Então, se está à espera de um bebê, quanto antes descobrir o que são os mitos e as verdades na gravidez, melhor. Confira!

mulher grávida com postits com ponto de interrogação colados na barriga

Foto iStock.com/Getty Images

1 – Grávidas não podem pintar os cabelos?

Verdade. O amoníaco presente na tinta pode prejudicar o fígado do bebê, uma vez que os seus órgãos ainda estão em formação.

2 – O contato com gatos transmite toxoplasmose à gestante?

Mito. Como os gatos se limpam e enterram seus excrementos, a contaminação é reduzida ou inexistente. Nem mesmo as mordidas ou arranhões transmitem a doença. O modo mais comum de transmissão é através de ingestão de alimentos contaminados, principalmente mal cozidos, bem como através de insetos, da água contaminada ou de manipulação de algo contaminado com fezes de animais doentes.

3 – Se o bebê dá mais pontapés do lado direito é um menino?

Mito. 50% de hipótese de a criança ser do sexo feminino ou masculino, sendo que, o que define esta situação, são os cromossomas (X ou Y) passados pelo progenitor à mãe.

Leia também:

4 – Sangramento pode causar aborto?

Verdade. A perda de sangue, por menor que seja, pode ser um sinal de alerta. No 1º trimestre, existem algumas gestantes que se deparam com esta situação, já que a implantação do embrião no útero pode provocá-la. No último trimestre, a perda de sangue pode significar o descolamento da placenta. Em qualquer das situações, deve consultar o seu médico.

5 – Sexo na gravidez é proibido?

Mito. “Não existe qualquer tipo de proibição em manter relações sexuais durante a gravidez, desde que não exista uma ameaça de aborto ou descolamento da placenta”, diz Manuela Matos, médica especialista em saúde materna. Durante esse período, o bebê está protegido no útero, o que deve assegurar a maior tranquilidade durante o ato sexual.

Consultoria Manuela Matos, médica especialista em saúde materna