Gratidão: os vídeos a seguir vão mudar a sua forma de enxergar o mundo

A gratidão vai além do "obrigado”: é ser grato à dádiva da vida, mesmo nos acontecimentos pequenos, ou até mesmo ruins, mas que nos trazem aprendizados.

None
Talvez você não saiba, mas a ciência já provou que a gratidão traz inúmeros benefícios para o bem-estar pessoal, seja ele físico ou mental. Foto: Pixabay / avi_acl

por Redação Alto Astral
Publicado em 12/05/2017 às 10:20
Atualizado às 17:43

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Quantas vezes você já se pegou reclamando dos diversos acontecimentos do seu dia? Seja o trabalho, o trânsito na volta para casa ou a falta de dinheiro, em algum momento todos nós já nos queixamos, qualquer que fosse a situação. Mas, e se a gente disser que o trabalho atual pode ser o trampolim para o emprego dos sonhos, o tempo parado no trânsito pode ser o momento de reflexão do dia e que a falta de dinheiro talvez sirva para mostrar onde os gastos podem ser cortados? Tudo é uma questão de perspectiva. Basta, para isso, ter gratidão! Que tal ser grato às oportunidades proporcionadas pelos obstáculos e, por que não, pelas pequenas conquistas diárias? Os vídeos a seguir vão te proporcionar uma nova forma de ver o mundo e trazer a inspiração necessária para você seguir o caminho em busca da gratidão.

David Steindl-Rast: Quer ser feliz? Seja grato


Esse vídeo já superou a marca de impressionantes 5 milhões de visualizações, e é daqueles que, mesmo se você já assistiu, vale dar uma ou mais chances – sempre pode surgir um novo aprendizado. O monge beneditino católico David Steindl-Rast desenvolve trabalhos visando o diálogo inter-religioso e pesquisas sobre as interações entre ciência e espiritualidade. Nessa palestra do TED Talks (conferência global de ideias) de 2013, o especialista derruba logo de cara um mito: não é a felicidade que atrai a gratidão, e sim, o contrário. Em suas palavras, devemos buscar vivenciar as experiências do presente, e delas captar os elementos necessários para uma vida com mais gratidão.

Brene Brown. O Poder da Vulnerabilidade


A pesquisadora, autora e palestrante Brene Brown analisou durante anos as conexões humanas, com ênfase em nossas vulnerabilidades. Nesse vídeo gravado durante uma exposição no TED Talks de 2010, ela enfatiza ponto a ponto essa questão das nossas fraquezas, que muitas vezes preferimos fingir que não existem e deixar para lá. Brene destaca que são justamente as vulnerabilidades que escondem o segredo para triunfarmos no momento de atingir uma paz interior. Como? Abraçando-as, aceitando-as, praticando a gratidão e a empatia e tendo essa coragem de ser imperfeito: é somente sendo gentis com nós mesmos e sendo pessoas genuínas que conseguiremos alcançar a felicidade.

Louie Schwartzberg: Natureza. Beleza. Gratidão.


A técnica do “time lapse” – tirar fotos e gravar vídeos do mesmo cenário durante minutos, horas, dias e meses – está bastante em alta no Instagram nos últimos tempos. Nessa emocionante palestra, o diretor, produtor e cineasta Louie Schwartzberg tenta demonstrar como a natureza passa despercebida diante dos nossos olhos. Assim, essa palestra do TED Talks de 2011 nos ajuda a perceber como tudo na natureza está conectado – e as imagens impactantes dão uma força para conseguirmos visualizar isso na prática. As palavras de Louie acompanhadas pelas fotografias nos ajudam a captar um pouco mais da importância de sermos gratos por todas as coisas que ocorrem em nosso dia a dia e pessoas fundamentais que nos cercam.

LEIA TAMBÉM

Texto: Redação Alto Astral

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.