ESTILO DE VIDA

Grãos e sementes são aliados do cérebro e previnem diversas doenças

Grão-de-bico, semente de girassol, chia, linhaça e gergelim são alguns grãos e sementes ricos em benefícios para a saúde. Confira!

None
Foto: Reprodução/Pixabay

por Redação Alto Astral
Publicado em 03/01/2017 às 08:00
Atualizado às 20:54

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

O consumo regular de grãos e sementes traz diversos benefícios, pois são alimentos ricos em nutrientes essenciais à saúde cerebral e diminuem o risco de várias doenças. Também ajudam no processo de emagrecimento, já que são ricos em fibras e proteínas, responsáveis por saciar a fome e combater o aumento do colesterol.

Grãos e sementes

A chia contém grande quantidade de ômega 3, proteínas de alto valor biológico, fibras e antioxidantes, que conferem ao grão um alto poder de combate aos radicais livres, os principais agentes do envelhecimento celular, diretamente relacionado com as doenças neurodegenerativas.

Por sua vez, o grão-de-bico fornece fibras, magnésio, fósforo, potássio, cálcio, ferro e vitaminas E e do complexo B, além do aminoácido triptofano, que estimula a produção de serotonina.

grãos e sementes grão-de-bico

Foto: Reprodução/Pixabay

A linhaça fornece ômega 3, ácido graxo ligado à produção de diversos neurotransmissores, entre eles serotonina, dopamina e noradrenalina, todos responsáveis pela sensação de bem-estar.

O gergelim é fonte de vitamina B6, nutriente essencial para a conversão do triptofano em serotonina.

A semente de girassol contém vitaminas do complexo B, como B1, B2 e B3, que contribuem para o bom humor.

LEIA TAMBÉM

Texto: Júlia Prado | Edição: Érika Alfaro