O que você precisa saber sobre grãos e cereais

Tire suas dúvidas sobre alguns grãos e cereais e aproveite o melhor desse grupo alimentar!

None
Grãos, diversos, gênero alimentício

por Redação Alto Astral
Publicado em 01/08/2016 às 16:07
Atualizado às 21:02

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Tire suas dúvidas sobre alguns grãos e cereais e aproveite o melhor desse grupo alimentar!

Consumir soja auxilia a reposição hormonal

Verdade! Alimentos à base de soja são ricos em isoflavonas, proteínas e cálcio, podendo ser uma opção para a reposição hormonal, foi o que constatou uma pesquisa realizada pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

Grãos e cereais na colher

FOTO: Istock.com/Getty Images

Grãos e cereais integrais ajudam a emagrecer

Verdade! Esses alimentos garantem sensação de saciedade por mais tempo, fazendo com que você coma menos, e ainda combatem a prisão de ventre. “Definitivamente, os grãos e cereais integrais são o caminho para manter a saúde e a boa forma”, frisa a médica ortomolecular e nutróloga Tamara Mazaracki.

Linhaça só faz efeito se for consumida triturada

Depende! Para proporcionar os efeitos desejados, como redução nos níveis de colesterol ruim (LDL), melhoria no funcionamento do intestino e prevenção do diabetes, as sementes de linhaça devem ser trituradas. Isso é possível através da mastigação, mas nem todas as sementinhas são contempladas nesse processo. “Para um melhor aproveitamento, o ideal é triturar a linhaça no liquidificador. Em um pote com tampa e guardada  dentro  da  geladeira, dura  até  3  dias”, ensina a nutricionista Lilian Speziali.

Saiba mais

Coma mais sementes para melhorar a saúde

Receita de Pão 6 grãos

Farinhas funcionais para substituir a de trigo

Pote de pipoca

FOTO: Shutterstock

Pipoca engorda e faz mal à saúde

Depende. Embora seja bastante calórico (quando preparado com óleo ou manteiga), esse alimento derivado do milho é rico em fibras e proteínas, que regulam o intestino e participam da formação dos músculos. Ou seja, consumida com moderação, pode fazer bem.

Cevada serve apenas como ingrediente da cerveja

Mito! “O consumo de cevada contribui para o controle da glicemia e do colesterol. Rica em fibras, também melhora o funcionamento intestinal”, afirma a nutricionista Greice Caroline Baggio.

Consultoria Tamara mazaracki, médica ortomolecular e nutróloga; Lilian Speziali e Greice Caroline Baggio, nutricionistas

Fonte Unicamp (Universidade estadual de Campinas)

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.