ESTILO DE VIDA

Gorduras sempre são vilãs? Confira 5 questões sobre o tema!

Nem sempre as gorduras são vilãs da alimentação saudável: algumas têm, sim, benefícios. Confira 5 questões sobre o tema e tire suas dúvidas!

None
Foto iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 24/08/2016 às 20:20
Atualizado às 20:59

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Geralmente as gorduras são consideradas vilãs da alimentação saudável, mas nem sempre é assim. Alguns óleos têm tantos benefícios que podem – e devem – ser incluídos na rotina. Para tirar suas dúvidas sobre esse tema, selecionamos 5 questões, respondidas por profissionais. Confira!

óleo de argan e oleaginosas

Foto iStock.com/Getty Images

1. Gordura saturada eleva o colesterol?

Parcialmente. A nutricionista Greice Caroline Baggio explica que todo tipo de gordura traz benefícios ou prejudica a saúde. A questão é a quantidade consumida. “Em excesso, os alimentos de origem animal, enfatizando a carne bovina, gema de ovo e laticínios integrais, podem aumentar os níveis de colesterol ruim e o risco de doenças cardiovasculares. Outras fontes dessa gordura incluem o coco e derivados e o óleo de palma”, explica.

2. As gorduras têm função no organismo?

Sim. Jacqueline Fernandes, nutricionista, explica que as principais funções das gorduras são fornecer e reservar energia, proteger os órgãos vitais contra traumas e mudanças bruscas de temperatura, e transportar vitaminas. “Outra ação muito conhecida é a de aumentar a saciedade no decorrer das refeições”, complementa.

3. Consumir azeite extravirgem traz benefícios ao organismo?

Sim. Graças às suas propriedades nutricionais, combate o colesterol ruim, ajuda a diminuir o risco de trombose, infarto e aterosclerose, e protege as células dos radicais livres, ajudando a prevenir o câncer, o envelhecimento precoce e doenças degenerativas. “Além disso, regula os níveis normais de açúcar no sangue, melhora o trânsito intestinal, favorece o funcionamento do estômago e a absorção de cálcio”, acrescenta Jacqueline.

Saiba mais:

Óleo de coco e de açaí: como usar nos cabelos?

Óleos que fazem bem à saúde

Saiba qual o melhor óleo de cozinha para a saúde

4. As gorduras presentes em oleoginosas, como castanhas e nozes, também fazem mal?

Não. Esses alimentos são excelentes fontes de gorduras insaturadas, aquelas que protegem o sistema cardiovascular, e substâncias antioxidantes que combatem radicais livres, protegendo as células contra envelhecimento precoce e até câncer. Apenas consuma com moderação se não quiser engordar. Mas não extrapole! O ideal é consumir, no máximo, duas unidades por dia.

5. Frutas têm gordura?

Algumas sim. Abacate, coco, açaí, caqui e manga são alguns exemplos. Apesar disso, a maioria fornece gorduras boas, que normalmente agem a favor do coração, e muitos outros nutrientes. O perigo está no consumo exagerado por parte de quem está de olho na balança, já que são frutas com alto valor calórico.

Atenção! Não ultrapasse o limite diário de 2 colheres (sopa) por dia de óleos/gorduras. Você pode ingerir do mesmo ou variar as opções durante o dia, desde que não exceda o valor recomendado.

Consultoria Jacqueline Fernandes, nutricionista; Greice Caroline Baggio, nutricionista