Connect with us

O que você está procurando?

Nem sempre as gorduras são vilãs da alimentação saudável: algumas têm, sim, benefícios. Confira 5 questões sobre o tema e tire suas dúvidas!
- Foto iStock.com/Getty Images

Gorduras sempre são vilãs? Confira 5 questões sobre o tema!

Nem sempre as gorduras são vilãs da alimentação saudável: algumas têm, sim, benefícios. Confira 5 questões sobre o tema e tire suas dúvidas!

Geralmente as gorduras são consideradas vilãs da alimentação saudável, mas nem sempre é assim. Alguns óleos têm tantos benefícios que podem – e devem – ser incluídos na rotina. Para tirar suas dúvidas sobre esse tema, selecionamos 5 questões, respondidas por profissionais. Confira!

óleo de argan e oleaginosas

Foto iStock.com/Getty Images

1. Gordura saturada eleva o colesterol?

Parcialmente. A nutricionista Greice Caroline Baggio explica que todo tipo de gordura traz benefícios ou prejudica a saúde. A questão é a quantidade consumida. “Em excesso, os alimentos de origem animal, enfatizando a carne bovina, gema de ovo e laticínios integrais, podem aumentar os níveis de colesterol ruim e o risco de doenças cardiovasculares. Outras fontes dessa gordura incluem o coco e derivados e o óleo de palma”, explica.

2. As gorduras têm função no organismo?

Sim. Jacqueline Fernandes, nutricionista, explica que as principais funções das gorduras são fornecer e reservar energia, proteger os órgãos vitais contra traumas e mudanças bruscas de temperatura, e transportar vitaminas. “Outra ação muito conhecida é a de aumentar a saciedade no decorrer das refeições”, complementa.

3. Consumir azeite extravirgem traz benefícios ao organismo?

Sim. Graças às suas propriedades nutricionais, combate o colesterol ruim, ajuda a diminuir o risco de trombose, infarto e aterosclerose, e protege as células dos radicais livres, ajudando a prevenir o câncer, o envelhecimento precoce e doenças degenerativas. “Além disso, regula os níveis normais de açúcar no sangue, melhora o trânsito intestinal, favorece o funcionamento do estômago e a absorção de cálcio”, acrescenta Jacqueline.

Saiba mais:

Óleo de coco e de açaí: como usar nos cabelos?

Óleos que fazem bem à saúde

Saiba qual o melhor óleo de cozinha para a saúde

4. As gorduras presentes em oleoginosas, como castanhas e nozes, também fazem mal?

Não. Esses alimentos são excelentes fontes de gorduras insaturadas, aquelas que protegem o sistema cardiovascular, e substâncias antioxidantes que combatem radicais livres, protegendo as células contra envelhecimento precoce e até câncer. Apenas consuma com moderação se não quiser engordar. Mas não extrapole! O ideal é consumir, no máximo, duas unidades por dia.

5. Frutas têm gordura?

Algumas sim. Abacate, coco, açaí, caqui e manga são alguns exemplos. Apesar disso, a maioria fornece gorduras boas, que normalmente agem a favor do coração, e muitos outros nutrientes. O perigo está no consumo exagerado por parte de quem está de olho na balança, já que são frutas com alto valor calórico.

Atenção! Não ultrapasse o limite diário de 2 colheres (sopa) por dia de óleos/gorduras. Você pode ingerir do mesmo ou variar as opções durante o dia, desde que não exceda o valor recomendado.

Consultoria Jacqueline Fernandes, nutricionista; Greice Caroline Baggio, nutricionista

Advertisement

Estilo de vida

Sair em uma caminhada, mesmo que não seja uma maratona, pode fazer um bem danado à saúde do corpo. Além disso, a atividade física é ótima para a memória!

Estilo de vida

Problemas emocionais não afetam somente os adultos: crianças também podem sofrer com depressão, ansiedade e outros distúrbios. Saiba mais sobre o assunto.

Estilo de vida

Imagine ter uma memória ótima e começar a ficar mais esquecido pois não treinou essa habilidade. Veja por que é importante não deixá-la enferrujar

Estilo de vida

Em 1962, Joseph Pilates baseou-se em 6 princípios básicos para criar o Pilates. Saiba quais são e como funciona cada um deles

Estilo de vida

O suor é uma reação normal do organismo, mas, quando em excesso, torna-se um problema. Saiba mais sobre a hiperidrose, doença que causa sudorese excessiva.

Estilo de vida

A criatividade não se resume apenas a ter ideias diferentes. É necessário que, ao pensar fora da caixa, suas ideias combinem entre si

Estilo de vida

Não deixe os sintomas do estresse se acumularem. Veja quais são os tratamentos disponíveis mais indicados para combater esse transtorno.

Estilo de vida

Conheças os efeitos que o estresse pode causar no corpo e aprenda a identificar os sinais de que o organismo não está nada bem.