Connect with us

O que você está procurando?

Perigo à vista: a gordura trans, além de ser prejudicial à saúde e ao funcionamento do organismo, pode estragar o seu plano de emagrecimento
- Foto: iStock.com/Getty Images

Gordura trans: fique de olho num dos vilões mais comuns da dieta!

Perigo à vista: a gordura trans, além de ser prejudicial à saúde e ao funcionamento do organismo, pode estragar o seu plano de emagrecimento

Gordura vegetal hidrogenada. Esse é o verdadeiro nome da famosa gordura trans, utilizada pelas empresas alimentícias para dar consistência e aumentar o prazo de validade de seus produtos. E é exatamente esse ingrediente que faz a diferença na nova versão da dieta dos pontos, que passa também a limitá-la no consumo diário. O problema é que o consumo excessivo de gordura trans pode provocar alterações no metabolismo das demais gorduras, elevando o total de colesterol ruim (LDL) e diminuindo o bom (HDL). Com isso, aumenta o risco de entupimento dos vasos sanguíneos e, consequentemente, de uma doença cardíaca. Para a dieta, o problema vai além, pois representa calorias a mais na balança e é responsável pela formação daqueles indesejados pneuzinhos. “A gordura trans favorece o acúmulo indevido da gordura visceral, que se aloja na barriga, onde produz substâncias prejudiciais à saúde”, diz a nutricionista Sylvia Tosi.

mulher segurando lanche

Foto: iStock.com/Getty Images

Solução

O ideal é evitá-la no dia-a-dia. Mas quando essa tarefa fica difícil, não ultrapasse o consumo de 2 gramas diárias. Ao comprar produtos industrializados, fique sempre atenta aos rótulos de suas embalagens. Lá, você não somente encontra essa informação, como fica sabendo o valor calórico e nutricional dos alimentos, inclusive a quantidade de suas demais gorduras.

Além da gordura trans

Existem ainda outros dois tipos de gordura: as saturadas e as insaturadas. As primeiras são encontradas basicamente em produtos de origem animal, como ovos, carnes, leite e seus derivados. São consideradas ruins porque aumentam o LDL. Já as insaturadas se fazem presentes em alimentos vegetais, como castanhas, óleos, azeite de oliva, abacate e em alguns peixes. A vantagem é que a segunda controla as taxas de colesterol no sangue. No entanto, independente disso, é preciso ter em mente que toda gordura tem 9 calorias por grama e, por isso, também merece atenção.

Texto: Viviane de Gênova/Colaboradora | Consultoria: Sylvia Tosi, nutricionista de Bauru (SP), (14) 3224-1233

LEIA TAMBÉM

 

Advertisement

Estilo de vida

"Eu começo na segunda-feira", "Não tenho tempo para exercícios". Veja frases que você diz que sabotam o seu processo de emagrecimento saudável!

Estilo de vida

Dieta e TPM não combinam, certo? Errado. Apesar dos sintomas pré-menstruais, dá para continuar firme e não perder o foco na dieta, segundo as nutricionistas

Estilo de vida

"Águas detox industrializadas possuem o mesmo efeito do que as feitas em casa?" esclareça essa e outras dúvidas sobre as bebidas!

Estilo de vida

Veja as dicas para fugir das tentações no final de semana e curtir festas, happy hours sem abusar dos alimentos pesados e sem aumentar a balança!

Mundo místico

Padre Reginaldo consegue conquistar muitos fiéis com sua forma simples e atual de passar os ensinamentos do Criador. Confira lições do sacerdote

Estilo de vida

A farinha pode ser uma grande aliada para quem deseja emagrecer com saúde! Escolha sua preferida e coloque já no seu cardápio!

Estilo de vida

Saiba como usar corretamente a farinha de maracujá para acelerar seu processo de emagrecimento e, de quebra, ganhar mais saúde!

Estilo de vida

Confira as melhores dicas das famosas que perderam peso recentemente para te ajudar a seguir firme na dieta ou dar aquela motivação extra para começar!