Connect with us

O que você está procurando?

Mesmo que você consuma uma única vez na semana, comer gorduras saturadas uma vez por semana faz mal à saúde. Descubra por quê!
- Mesmo uma vez por semana, a gordura vinda de alimentos como cheeseburger são prejudiciais Foto: Istock.com/Getty images

Comer cheeseburger uma vez na semana é o suficiente para fazer mal? Descubra!

Mesmo que você consuma uma única vez na semana, comer gorduras saturadas uma vez por semana faz mal à saúde. Descubra por quê!

Não existe o “apenas uma vez”. Segundo pesquisa feita pelo Centro Alemão de Diabetes, o consumo grande de gorduras saturadas uma vez por semana, por exemplo, já é o suficiente para desestabilizar o metabolismo. Basta uma pizza de calabresa ou um cheeseburger com bacon e batata frita para fazer o estrago. O consumo de gorduras saturadas reduz a sensibilidade do corpo à insulina, o que provoca aumento dos depósitos de gordura no corpo, consequentemente o aumento de peso. Esse excesso de gordura sobrecarrega o fígado, alterando seu metabolismo energético, o que pode levar a doenças hepáticas e diabetes tipo 2.

 

cheeseburger

Mesmo uma vez por semana, a gordura vinda de alimentos como cheeseburger são prejudiciais Foto: Istock.com/Getty images

 

O estudo foi feito com homens saudáveis, que ingeriam um composto com quantidade de gordura saturada equivalente a dois cheesburgers com bacon e uma porção grande de batata frita ou duas pizzas de pepperoni. Um grupo de controle ingeriu apenas água. Os cientistas observaram que a “refeição” rica em gordura foi suficiente para reduzir a ação da insulina e aumentar a quantidade de gordura do fígado.

Os pesquisadores também verificaram alterações metabólicas no fígado semelhantes às que ocorrem em pessoas com diabetes tipo 2 ou doença hepática gordurosa. Essa doença, marcada pela inflamação gordurosa do fígado, está associada à obesidade e à chamada “síndrome metabólica” – conjunto de fatores de risco relacionados a doenças cardíacas e AVC (Acidente Vascular Cerebral).

 

homem conversando com médico

A surpresa maior do estudo é o fato de que mesmo sendo saudável, a gordura ainda sim causa prejuízos Foto: Istock.com/Getty images

 

“A surpresa foi o fato de que uma dose única de óleo tenha um impacto tão rápido e direto no metabolismo de uma pessoa saudável, e que a quantidade de gordura administrada pode desencadear a resistência à insulina”, explicou o pesquisador do Centro Alemão de Pesquisa sobre Diabetes Michael Roden. Imagine então as consequência para uma pessoa que não leva uma vida saudável, não é mesmo? Por isso, fique atento a alimentação e diminua ao máximo a quantidade de gordura presente no seu cardápio!

 

Leia também: 

Advertisement

Estilo de vida

A dor nas costas em crianças e adolescentes é um problema frequente e gera incômodos, podendo se agravar. Mas, afinal, por que isso acontece?

Estilo de vida

Gestantes que fazem parte do Bolsa Família receberão repelentes gratuitamente a fim de evitar zika e febre amarela; saiba mais

Estilo de vida

As crianças são conhecidas por terem maior facilidade em perdoar e esquecer as mágoas passadas. Mas por que isso acontece?

Estilo de vida

Também conhecido como Síndrome de Williams-Beuren, o transtorno foi descrito pela primeira vez no ano de 1961 pelo cardiologista neozelandês John Williams.

Estilo de vida

A dor de cabeça afeta boa parte das pessoas e interfere na qualidade de vida. Saiba como a dor age no cérebro e de que forma sua mente pode ajudar

Estilo de vida

Seja qual for o estilo, ouvir uma música pode ser bastante prazeroso, mas você sabia que a prática também traz benefícios em diferentes tratamentos?

Estilo de vida

Os benefícios do mel são muitos, justamente por ele apresentar vitamina C, cálcio, ferro, fósforo e potássio em sua composição, sendo um aliado da saúde.

Estilo de vida

Cada idade necessita de uma atenção diferenciada, porém, em comum elas precisam de um corpo saudável. Então, confira os exercícios indicados para cada fase!