Comer cheeseburger uma vez na semana é o suficiente para fazer mal? Descubra!

Mesmo que você consuma uma única vez na semana, comer gorduras saturadas uma vez por semana faz mal à saúde. Descubra por quê!

None
Mesmo uma vez por semana, a gordura vinda de alimentos como cheeseburger são prejudiciais Foto: Istock.com/Getty images

por Redação Alto Astral
Publicado em 03/03/2017 às 13:19
Atualizado às 13:33

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Não existe o “apenas uma vez”. Segundo pesquisa feita pelo Centro Alemão de Diabetes, o consumo grande de gorduras saturadas uma vez por semana, por exemplo, já é o suficiente para desestabilizar o metabolismo. Basta uma pizza de calabresa ou um cheeseburger com bacon e batata frita para fazer o estrago. O consumo de gorduras saturadas reduz a sensibilidade do corpo à insulina, o que provoca aumento dos depósitos de gordura no corpo, consequentemente o aumento de peso. Esse excesso de gordura sobrecarrega o fígado, alterando seu metabolismo energético, o que pode levar a doenças hepáticas e diabetes tipo 2.

cheeseburger

Mesmo uma vez por semana, a gordura vinda de alimentos como cheeseburger são prejudiciais Foto: Istock.com/Getty images

O estudo foi feito com homens saudáveis, que ingeriam um composto com quantidade de gordura saturada equivalente a dois cheesburgers com bacon e uma porção grande de batata frita ou duas pizzas de pepperoni. Um grupo de controle ingeriu apenas água. Os cientistas observaram que a “refeição” rica em gordura foi suficiente para reduzir a ação da insulina e aumentar a quantidade de gordura do fígado.

Os pesquisadores também verificaram alterações metabólicas no fígado semelhantes às que ocorrem em pessoas com diabetes tipo 2 ou doença hepática gordurosa. Essa doença, marcada pela inflamação gordurosa do fígado, está associada à obesidade e à chamada “síndrome metabólica” – conjunto de fatores de risco relacionados a doenças cardíacas e AVC (Acidente Vascular Cerebral).

homem conversando com médico

A surpresa maior do estudo é o fato de que mesmo sendo saudável, a gordura ainda sim causa prejuízos Foto: Istock.com/Getty images

“A surpresa foi o fato de que uma dose única de óleo tenha um impacto tão rápido e direto no metabolismo de uma pessoa saudável, e que a quantidade de gordura administrada pode desencadear a resistência à insulina”, explicou o pesquisador do Centro Alemão de Pesquisa sobre Diabetes Michael Roden. Imagine então as consequência para uma pessoa que não leva uma vida saudável, não é mesmo? Por isso, fique atento a alimentação e diminua ao máximo a quantidade de gordura presente no seu cardápio!

Leia também: 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.