ESTILO DE VIDA

Gordura no fígado: fique por dentro dos sintomas, causas e prevenção

A gordura no fígado, ou esteatose hepática, é uma doença causada pelo acúmulo de gordura no fígado, podendo evoluir para quadros mais graves e até mesmo o câncer

None
Foto: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 31/08/2018 às 08:30
Atualizado às 17:09

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Você já ouviu falar em esteatose hepática? Essa doença também é conhecida como gordura no fígado e se caracteriza pelo acúmulo anormal de triglicéridos (um tipo comum de gordura) nas células do fígado. Com isso, surgem grandes vesículas no organismo, podendo evoluir para quadros mais graves, como insuficiência hepática e cirrose. Além disso, em alguns casos, é possível que haja alteração no peso corporal em decorrência de problemas no órgão.

De acordo com pesquisas recentes, um em cada três brasileiros apresenta gordura no fígado. O cenário é tão alarmante que a Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH) definiu um consenso nacional sobre a doença, classificando-a como uma epidemia mundial.

Afinal, quais os fatores de risco que favorecem o problema e como preveni-lo?

Quer melhorar sua qualidade de vida, alimentação e alcançar o bem-estar? Conheça o Programa Viva Leve e comece a transformar sua vida imediatamente!

Consultoria: Mônica Vieira, coordenadora do Grupo de Fígado Do Serviço de Gastroenterologia do Hospital do Servidor de Hospital Público Estadual de São Paulo

LEIA TAMBÉM: