Connect with us

O que você está procurando?

Pode ser que muita gente se preocupe com a gordura localizada por questões de beleza, mas existem motivos reais para se preocuparem com ela. Confira!
- Foto: Shutterstock

Gordura localizada: mais do que uma questão de estética!

Pode ser que muita gente se preocupe com a gordura localizada por questões de beleza, mas existem motivos reais para se preocuparem com ela. Confira!

Se preocupar com o peso deve ser mais do que uma questão de estética, pois o excesso de gorudura pode trazer sérios problemas para a saúde. Confira abaixo como saber o momento de preocupar com o a gordura localizada, como medi-la e quais são as doenças que se relacionam com esse excesso!

 

mulheres

Foto: Shutterstock

Quanto mede a sua barriga?

A circunferência abdominal pode dizer muito sobre a sua saúde. Para saber se a sua barriga está com medidas saudáveis, pegue a fita métrica, relaxe a barriga, solte todo o ar e posicione a fita métrica ao redor da cintura, um pouco acima do umbigo. A medida saudável para as mulheres é abaixo de 80cm. Acima desse número a barriga já representa fator de risco para doenças cardíacas. Também é possível avaliar se você está no grupo de risco a partir da relação cintura/quadril. Após medir a cintura, coloque a fita métrica ao redor do quadril e veja quanto mede. Divida a medida da cintura pela medida do quadril. O resultado, para as mulheres, deve ser até 0,8cm.

Problemas relacionados

“O excesso de gordura localizada associa-se à hipertensão arterial, ao diabetes e à dislipidemia (alto nível de gordura no sangue)”, explica o diretor do Instituto Nacional de Cardiologia Marco Antônio de Mattos. Essas doenças podem prejudicar o funcionamento do coração. A gordura concentrada na região abdominal gera uma resistência à insulina, que é responsável por equilibrar o açúcar que circula no sangue. Assim, há mais riscos de desenvolver o diabetes tipo 2.

 

Leia também: 

 

Por conta dessa resistência, o corpo aumenta a produção de insulina, o que pode causar o enrijecimento dos vasos sanguíneos e elevar a pressão arterial. E tem mais: o colesterol se eleva devido ao excesso de gordura, e se deposita na parede das artérias, podendo causar a aterosclerose. Ou seja, gordura abdominal definitivamente não é mera estética.

Consultoria Marco Antônio de Mattos,  Instituto Nacional de Cardiologia

Advertisement

Estilo de vida

Saiba como preparar a ração humana e conheça os benefícios desse pozinho rico em fibras que controla os níveis de açúcar e protege contra o colesterol alto

Estilo de vida

A tapioca não tem glúten é uma boa fonte de energia e pode ser associada a grãos e recheios proteicos. Saiba mais sobre os seus benefícios

Estilo de vida

O abacate é rico em vitaminas, gordura monoinsaturada, pectina e antioxidantes. Seus nutrientes evitam o envelhecimento precoce e previnem o câncer.

Estilo de vida

Você sabe quem vence a batalha quantidade x qualidade dos alimentos na hora de perder peso? Tire essa e outras dúvidas para não errar na hora das refeições

Estilo de vida

Aliado em dietas, com a proteína isolada, o leite pode ajudar também com a memória principalmente na forma de soro. Saiba como fazer!

Estilo de vida

Descubra quais alimentos estão faltando na sua alimentação e inclua-os já na rotina para mandar embora a gordura localizada que se instala na barriga!

Estilo de vida

Fontes de inspiração: saiba o que as celebridades fizeram para chegar ao peso ideal, driblando retenção de líquido, intestino preguiçoso e metabolismo lento

Estilo de vida

Seu dia corrido não te deixa encontrar um tempo para si? Pois bem, é hora de mudar. O cansaço excessivo pode te impedir de ver o seu corpo pedindo socorro!