ESTILO DE VIDA

Dieta rica em gordura pode dificultar aprendizado de crianças

A gordura tem papel fundamental no organismo, mas deve ser consumida com moderação e do tipo saudável. Em excesso, afeta o aprendizado de crianças.

None
FOTO: Rodrigo Moreira/Colaborador

por Redação Alto Astral
Publicado em 24/08/2016 às 19:19
Atualizado às 20:59

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Exagerar no consumo de alimentos processados e gordurosos pode não só aumentar o peso, como também dificultar o aprendizado, segundo uma pesquisa da Escola de Medicina da Geórgia, nos Estados Unidos. O experimento foi feito com um grupo de ratos que mantiveram uma dieta com alto teor de gordura.

Lanches e outros alimentos ricos em gordura prejudicam a saúde

FOTO: Shutterstock Images

Após três meses, os animais estavam obesos e apresentavam menos sinais de funcionamento neurológico. Segundo os pesquisadores, a dieta gordurosa prejudica as sinapses (conexões entre os neurônios). Com moderação e de forma equilibrada com outros nutrientes essenciais ao organismo, ingerir gordura não é prejudicial à saúde, o problema são os excessos.

SAIBA MAIS:

Mitos e verdades sobre alimentos industrializados

Tire suas dúvidas: 5 questões sobre colesterol alto

4 dicas para ter uma alimentação equilibrada

Afinal, o que é gordura?

“Esse nutriente é fonte de energia, componente fundamental de todas as membranas celulares e de alguns hormônios, protege órgãos contra o choque mecânico e o corpo contra o excesso de perda de água ou de calor. Ainda auxilia na absorção das vitaminas lipossolúveis A, D, E e K e contribui no processo de saciedade”, explica o cardiologista Daniel Magnoni.

Contudo, é importante saber que a diferença para a saúde está no tipo de gordura usada, ou seja, se ela é boa ou ruim. Dessa forma, o recomendado é apostar nas gorduras mono ou poli-insaturadas (de origem vegetal) e evitar as saturadas (de origem animal).

Texto Marisa Sei/Colaboradora

Consultoria Daniel Magnoni, cardiologista