Connect with us

O que você está procurando?

A gordura tem papel fundamental no organismo, mas deve ser consumida com moderação e do tipo saudável. Em excesso, afeta o aprendizado de crianças.
- FOTO: Rodrigo Moreira/Colaborador

Dieta rica em gordura pode dificultar aprendizado de crianças

A gordura tem papel fundamental no organismo, mas deve ser consumida com moderação e do tipo saudável. Em excesso, afeta o aprendizado de crianças.

Exagerar no consumo de alimentos processados e gordurosos pode não só aumentar o peso, como também dificultar o aprendizado, segundo uma pesquisa da Escola de Medicina da Geórgia, nos Estados Unidos. O experimento foi feito com um grupo de ratos que mantiveram uma dieta com alto teor de gordura.

 

Lanches e outros alimentos ricos em gordura prejudicam a saúde

FOTO: Shutterstock Images

 

Após três meses, os animais estavam obesos e apresentavam menos sinais de funcionamento neurológico. Segundo os pesquisadores, a dieta gordurosa prejudica as sinapses (conexões entre os neurônios). Com moderação e de forma equilibrada com outros nutrientes essenciais ao organismo, ingerir gordura não é prejudicial à saúde, o problema são os excessos.

 

SAIBA MAIS:

Mitos e verdades sobre alimentos industrializados

Tire suas dúvidas: 5 questões sobre colesterol alto

4 dicas para ter uma alimentação equilibrada

 

Afinal, o que é gordura?

“Esse nutriente é fonte de energia, componente fundamental de todas as membranas celulares e de alguns hormônios, protege órgãos contra o choque mecânico e o corpo contra o excesso de perda de água ou de calor. Ainda auxilia na absorção das vitaminas lipossolúveis A, D, E e K e contribui no processo de saciedade”, explica o cardiologista Daniel Magnoni.

Contudo, é importante saber que a diferença para a saúde está no tipo de gordura usada, ou seja, se ela é boa ou ruim. Dessa forma, o recomendado é apostar nas gorduras mono ou poli-insaturadas (de origem vegetal) e evitar as saturadas (de origem animal).

 

 

 

Texto Marisa Sei/Colaboradora

Consultoria Daniel Magnoni, cardiologista

Advertisement

Estilo de vida

O que determina as cores dos alimentos são os pigmentos, substâncias que desempenham papéis importantes na prevenção e na proteção do organismo.

Estilo de vida

Proteínas são macromoléculas constituídas por cadeias de aminoácidos. Elas estão presentes em todos os seres vivos e participam de processos celulares.

Estilo de vida

As vacinas são essenciais na hora de controlar algumas doenças, como gripe e varíola. Mas você sabe como elas surgiram e como funcionam?

Entretenimento

Cansado de fazer origami com o seu papel de trouxa? Às vezes precisamos de um tapa para acordar e perceber que depende de nós darmos fim a isso!

Estilo de vida

Não precisa cortar o sódio da alimentação. A palavra é: moderação! Veja quais são os perigos de consumir em excesso e a falta do mineral no organismo.

Estilo de vida

Essa dica é para as mulheres: é possível viver bem no período pré-menstrual. Basta conhecer seu próprio corpo e seguir algumas dicas do seu ginecologista.

Estilo de vida

A doença atinge cerca de 2% da população mundial, mas ainda existem dúvidas sobre ela. Saiba o que é vitiligo, quais são as causas e tratamento.

Estilo de vida

Nem sempre as gorduras são vilãs da alimentação saudável: algumas têm, sim, benefícios. Confira 5 questões sobre o tema e tire suas dúvidas!