Goiaba: descubra os poderes dessa fruta e turbine sua saúde

Em doces, a goiaba tem até nome romântico: Romeu e Julieta. Mas se você só consome a fruta assim, é melhor dar uma olhadinha nos nutriente que ela oferece!

None
As goiabas são lanches práticos para levar para onde for e, ainda, conquistar mais bem-estar! FOTO: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 25/11/2016 às 12:13
Atualizado às 12:41

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Quem já teve a experiência de colher uma goiaba direto da árvore no quintal? A vantagem é que elas vêm fresquinhas, com aquele cheirinho irresistível, e o melhor: sem agrotóxicos. Além da fruta vermelha, existe a versão branca, que não contém licopeno, mas é mais rica em vitamina C: em 100g de goiaba branca, encontram-se 99,2mg da vitamina. Os dois tipos servem para sucos, geleias, doces… No mercado, é possível encontrar goiaba o ano todo, mas a melhor época de colheita é de dezembro a abril! Confira mais benefícios:

goiaba-saude

Foto: Shutterstock

Até a casca

Lavar bem a fruta e consumi-la inteira, sem descascar: essa é a forma de não desperdiçar nutrientes. “A casca da goiaba é rica em fibras, que contribuem para o bom funcionamento do intestino”, afirma a nutricionista Andreia João. A polpa também contém fibras, mas as do tipo solúvel, como a pectina, que ajuda a controlar as taxas de colesterol no sangue, mantendo as artérias limpas.

 Cor protetora

Assim como outros vegetais de coloração vermelha, a goiaba possui licopeno, e em maior quantidade do que o tomate. Essa substância é antioxidante, ou seja, neutraliza a ação dos radicais livres, elementos liberados naturalmente pelo organismo durante a respiração celular, mas que, em excesso, podem causar doenças cardiovasculares, entre outras. O licopeno ajuda, portanto, a prevenir essas doenças, além de retardar o envelhecimento.

goiaba-cortada

Foto: Stela Handa/Colaboradora

Vitaminada

A vitamina C participa da produção de colágeno, uma proteína que sustenta e dá elasticidade à pele, e de neurotransmissores como a serotonina, responsável pela sensação de bem-estar. Uma única goiaba já pode ser capaz de suprir a necessidade diária desse nutriente para uma pessoa adulta.

goiaba-tabela-nutrientes

Design: Diego Dias

Texto: Redação Alto Astral
Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO), da Unicamp
Consultoria: Andreia João, nutricionista

LEIA MAIS