ESTILO DE VIDA

Glúten: um importante tira-dúvidas sobre a substância

Doença celíaca é hereditária? Hóstia faz mal aos celíacos? Como é feito o diagnóstico deste problema? Tire suas dúvidas sobre o consumo de glúten.

None
FOTO: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 01/12/2016 às 10:39
Atualizado às 12:51

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Quem descobre ter a doença celíaca ou um sensibilidade ao glúten tem muitas dúvidas sobre a alimentação e a proteína em geral. Por isso, preparamos um tira-dúvidas para trazer esclarecimento e tranquilidade na hora da alimentação. Veja!

Tirar o glúten da alimentação faz emagrecer?

“Apenas adotar uma dieta sem glúten não é garantia de perda de peso”, afirma a médica ortomolecular Luciana Granja. No entanto, ao diminuir seu consumo, muitas fontes de carboidratos deixam de ser ingeridas e isso leva a uma redução de calorias no prato e à provável perda de peso.

pao-gluten-duvidas-doeca-celiaca

Foto: iStock.com/GettyImages

Quem é celíaco pode consumir trigo sarraceno?

Apesar de ter trigo no nome, esse alimento não é trigo. Na verdade, ele é um pseudocereal – plantas de famílias diferentes dos cereais, mas que apresentam valores nutricionais parecidos. Dessa forma, ele não apresenta glúten em sua composição e é liberado para o consumo de quem tem a doença celíaca.

Intolerância e alergia ao glúten são diferentes?

De acordo com Luciana, a diferença entre alergia e intolerância a qualquer alimento é feita pelo tempo e forma de reação. “Na alergia, a reação é violenta e quase sempre imediata. Para o alérgico a glúten cada contato com a proteína pode ter uma reação pior. No caso da intolerância, a reação aparece com o tempo, há uma graduação, você pode ser pouco ou muito intolerante, e a reação depende da quantidade ingerida, mas será sempre a mesma reação”, explica.

O celíaco pode pedir uma refeição sem glúten quando viaja de avião?

As empresas aéreas do Brasil preparam um menu especial para quem não pode consumir glúten, mas é preciso solicitar a refeição no momento da compra da passagem.

pao-gluten-duvidas-doeca-celiaca

Foto: iStock.com/GettyImages

Problemas durante a gravidez, o parto e a amamentação têm ligação com o surgimento da doença nos bebês?

Não há nenhuma pesquisa que comprove cientificamente que há uma relação entre o desenvolvimento dessa doença com problemas ocorridos durante a vida do bebê. Apesar de a amamentação proteger de diversas doenças, ela não afasta a chance do recém-nascido se tornar celíaco.

As hóstias fazem mal aos celíacos?

As hóstias distribuídas em missas da religião católica são feitas com farinha de trigo, por isso, não podem ser ingeridas por quem é portador dessa doença. Porém, não é necessário que o celíaco deixe de participar desse ritual. É só conversar com o sacerdote responsável pela igreja que frequenta e explicar a situação. Provavelmente, será providenciada outra forma de comunhão, como a ingestão de vinho.

A doença celíaca é hereditária?

Existem fatores genéticos que podem criar uma predisposição para o aparecimento dela, porém, essa doença não pode ser considerada hereditária por não haver ligação direta entre um portador e seus descendentes. Estima-se que cerca de 10% dos familiares diretos de um celíaco possam herdar a doença.

pao-gluten-duvidas-celiacos

Foto: Shutterstock

O celíaco pode tomar qualquer medicamento?

É preciso tomar cuidado, pois alguns comprimidos e cápsulas podem apresentar farinha de trigo em sua composição. Por isso, é importante informar o médico antes da prescrição de qualquer remédio.

É possível diagnosticar a doença celíaca sem um teste?

Como os sintomas de quem é celíaco podem ser confundidos com os de outras doenças, somente a biópsia consegue definir com exatidão se o indivíduo possui ou não intolerância ou alergia ao glúten.

LEIA TAMBÉM:

Consultoria: Luciana Granja, médica ortomolecular