Connect with us

O que você está procurando?

Alimentos que contêm a proteína são hipercalóricos e, por isso, causam aumento de peso. Descubra o porquê disso e outros segredos do glúten!
- Foto: Shutterstock.com

Glúten engorda? Descubra os segredos dessa proteína

Alimentos que contêm a proteína são hipercalóricos e, por isso, causam aumento de peso. Descubra o porquê disso e outros segredos do glúten!

Portadores de doença celíaca já fogem do glúten há algum tempo, pois seu consumo gera transtornos para quem tem o problema. “A doença celíaca é uma desordem sistêmica autoimune que é desencadeada pela ingestão do glúten e causa uma inflamação crônica na mucosa do intestino”, explica a nutricionista Vivian Talarico. Atrofia das viscosidades intestinais e má absorção intestinal são algumas das consequências do consumo de glúten por quem tem a doença. Mas, afinal, o que é essa substância? “Trata-se de uma proteína de construção que gera elasticidade para as massas. No organismo é digerida como proteína”, explica a nutricionista Maiara Fidalgo.

Vale a pena cortar?

Algumas pessoas não têm a doença celíaca, mas sentem um desconforto ao consumir alimentos com a proteína; os sintomas não têm ligação direta com o consumo da proteína e sim dos alimentos que contêm a substância. O glúten, em si, não engorda, o que causa aumento de peso são as opções, muitas vezes calóricas, que o levam na receita: pizzas, pães, bolos e etc. “Quando se restringe o glúten e não há um alimento que compense o valor calórico do que foi retirado da dieta, o indivíduo emagrece, mas não por retirar o glúten e sim o alimento com mais calorias”, esclarece o nutricionista Leonardo Canellas.

Coleção de grãos saudáveis sem glúten

Foto: iStock.com/Getty Images

“A aveia não contém glúten, mas geralmente é processada em moinhos de fábricas que processam outros cereais, transmitindo resíduos de glúten por contaminação cruzada”, explica Leonardo

Dicas de consumo

Além de alimentos naturais, é possível encontrar diversas opções de alimentos sem glúten nos supermercados. O consumo fica a seu critério. Frutas e tapioca vão bem no café da manhã e lanches intermediários; vegetais e legumes devem estar no almoço e jantar. Mas se você tem doença celíaca ou optou por cortar a proteína, o ideal é buscar um nutricionista, que irá te passar os melhores alimentos e horários para consumi-los sem comprometer a saúde e a dieta.

CONSULTORIA Vivian Talarico, nutricionista; Maiara Fidalgo, nutricionista; Leonardo Canellas, nutricionista 

LEIA TAMBÉM

Advertisement

Estilo de vida

Confira dez benefícios do chá verde para você beber todos os dias sem fazer cara feia, ter uma vida mais saudável e, de quebra, emagrecer

Estilo de vida

Como fazer a socialização de cães da maneira correta? Aprenda aqui a deixar seu pet à vontade para interagir com outros animais!

Estilo de vida

O veterinário Mário Marcondes separou algumas dicas simples de como manter seu pet seguro adotando algumas atitudes na rotina. Confira!

Estilo de vida

A desidratação infantil pode gerar quadros de saúde perigosos. Por isso, saiba a melhor maneira de prevenir e tratar esse problema

Geral

Sem ideias do que escrever nos cartões nesse final de ano? Inspire-se com frases para cartão de Natal e deixe a mensagem muito mais bonita!

Geral

Com certeza você já começou a pensar no que vai fazer com seu décimo terceiro, não é? Confira as dicas do que fazer para não torrar a grana de uma só vez!

Estilo de vida

Se você ainda tem dúvidas sobre ter um animalzinho em casa, esse oito motivos vão te convencer a adotar um agora mesmo. Confira!

Estilo de vida

Não sabe como presentear seu amigo secreto? Separamos algumas dicas de presente de amigo secreto com valores bem acessíveis para você escolher. Confira!