Manter a glicemia controlada pode garantir a perda de peso

Entenda melhor como manter a glicemia controlada, medida que revela a quantidade de glicose no seu sangue e pode ajudá-la a perder peso e ganhar saúde!

None
Foto: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 12/09/2016 às 17:58
Atualizado às 12:18

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

O Índice Glicêmico é uma referência criada para medir a velocidade com que o carboidrato é transformado em glicose (açúcar) no sangue. Em linhas gerais, quanto menor for o valor do índice glicêmico de um alimento, mais tempo o organismo demora para fazer a sua digestão, o que mantém a taxa de glicemia controlada, favorecendo a sensação de saciedade. Entenda melhor a medida que revela a quantidade de glicose no seu sangue, fator que pode ajudá-la a perder peso e prevenir problemas sérios de saúde!

Moça sorrindo para a foto comendo cenoura a fim de manter a glicemia controlada

Foto: iStock.com/Getty Images

Perigo silencioso

Ingerir constantemente alimentos com alto índice glicêmico sobrecarrega o trabalho do pâncreas, fazendo o órgão secretar insulina de maneira descontrolada para levar glicose às células. Com o passar do tempo, esse excesso se transforma em triglicérides, que são armazenados em forma de gordura, comprometendo o bom funcionamento do organismo e provocando aumento de peso. Para impedir que seu corpo e sua saúde sintam os malefícios do consumo exagerado de alimentos com alto índice glicêmico, procure mudar alguns hábitos do dia a dia e fazer simples substituições. Dessa forma, você mantém a glicemia controlada, e a insulina será secretada de maneira equilibrada, o que irá diminuir o nível de triglicérides, prevenindo doenças crônicas como diabetes, obesidade, alguns tipos de câncer e problemas cardíacos.

SAIBA MAIS 

Treino funcional queima até 650 calorias por hora 

Umami: conheça o sabor que pode auxiliar no emagrecimento 

Suco de caixinha ou natural: nutricionista tira as suas dúvidas

Alimentos com alto Índice Glicêmico (acima de 85)

Banana, mamão, cenoura, mandioca, frutas secas, melancia, caqui, milho, manga, uva-passa, trigo branco, frituras, doces, biscoitos de polvilho, bolachas, pães e bolos feitos com farinha branca.

Alimentos com moderado Índice Glicêmico (entre 60 e 85)

Arroz integral, feijão cozido, massas integrais em geral, batata-doce, aveia, suco de laranja sem açúcar, abacaxi, pão de centeio light, pão sírio integral, ervilha fresca, pipoca com pouco óleo.

Alimentos com baixo índice glicêmico (menor que 45)

Acerola, ameixa, caju, goiaba, limão, maçã, maracujá, morango, nectarina, pêssego, pera, cereais integrais, iogurte light, suco de tomate, vegetais folhosos.

Glicemia controlada

Glicemia controlada significa que o nível de glicose no sangue considerado normal (em jejum) está entre 70 e 100mg/dl. Após as refeições, essa taxa tende a aumentar, mas não deve ultrapassar 140mg/dl. De duas a três horas depois de comer, o nível abaixa novamente

Texto: Jacque Lopes | Consultoria: Luciana Harfenist, nutricionista do Rio de Janeiro (RJ); Leonardo Tucci, endocrinologista da Clínica Essere, especialista em endocrinologia e metabologia pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM)

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.