Connect with us

O que você está procurando?

Veja a seguir como o glaucoma e catarata podem levar à cegueira e coloque os exames na agenda para se prevenir e afastar as doenças!
- FOTO: Shutterstock.com

Glaucoma e catarata podem levar à cegueira. Saiba como identificá-los!

Veja a seguir como o glaucoma e catarata podem levar à cegueira e coloque os exames na agenda para se prevenir e afastar as doenças!

Glaucoma e catarata podem levar à cegueira se não receberem o tratamento adequado. Por isso, é importante atentar-se à saúde dos olhos, afinal, eles também merecem o mesmo tipo de atenção que o restante do corpo recebe. Veja a seguir como as doenças podem ser identificadas e saiba de que maneira esses problemas oculares acabem se tornando mais graves.

 

Glaucoma e catarata podem levar à cegueira. Previna-se realizando os exames oftalmológicos de rotina.

O glaucoma é a maior causa de cegueira irreversível no país, atingindo mais de 1 milhão de brasileiros. FOTO: iStock.com/Getty Images

 

Entendendo os problemas

A oftalmologista Renata Rabelo explica o que é cada uma das doenças. “O glaucoma afeta o nervo óptico levando a perda de campo visual e é considerada a maior causa de cegueira irreversível; enquanto a catarata se caracteriza pela opacidade do cristalino, uma lente natural intraocular. As pessoas com essa condição enxergam como se estivesse vendo através de um vidro fosco”.

Tratamento

A melhor forma de tratar um glaucoma é com o uso de colírios que vão diminuir a pressão intraocular ou com laser, se o caso for de um glaucoma agudo de ângulo fechado (são os sem causas identificáveis). Em último caso, a cirurgia é uma opção. Já no caso da catarata, não tem como fugir da mesa de operação. “A cirurgia hoje está avançada tecnologicamente e é possível realizá-la com anestesia tópica, ou seja, simples gotas de colírio”, completa Renata.

Prevenção

A melhor prevenção é a ida anual ao oftalmologista. Fazer exames regulares pode ajudar a descobrir o problema cedo, facilitando o tratamento da doença. Porém, Renata salienta: “Catarata não tem como evitar. Todas as pessoas cedo ou tarde terão. Algumas mais cedo do que outras, mas como a principal causa é a senilidade, atinge geralmente entre 50 e 60 anos”. No caso do glaucoma, pessoas com histórico família ou que tenham hipertensão arterial e diabetes podem apresentar a doença.

Fica a dica

Além de ir ao oftalmologista regularmente, alguns, cuidados no dia a dia são necessários. Confira 5 dicas de como mantê-los saudáveis:

  • Descanse os olhos: usar o computador ou ler por muito tempo reduz o número de piscadas. Faça um pequeno intervalo direcionando os olhos para um ponto distante
  • Beba bastante líquido
  • Use óculos de sol: eles protegem os olhos dos raios UVB
  • Higienize bem os olhos: retire a oleosidade da pele e resquícios da maquiagem
  • Consuma ômega-3: esse ácido graxo ajuda na composição da camada mais oleosa da lágrima, importante para evitar que ela evapore facilmente

 

Texto: Denis Eric/Colaborador

Consultoria: Renata Rabelo, oftalmologista

 

LEIA TAMBÉM:

 

Advertisement

Estilo de vida

Deseja preparar saladas com macarrão, mas que sejam saudáveis e não engordam? Então, aposte nas opções a seguir e aproveite!

Estilo de vida

A pedra na vesícula é um problema que causa desconfortos como náusea e dor na região do abdome. Saiba reconhecer seus sintomas e como tratá-lo!

Estilo de vida

Está com uma sensação de incômodo na região abdominal (ou em outra região do corpo)? Pode ser retenção hídrica. Tire suas dúvidas sobre inchaço!

Estilo de vida

Sabia que existem saladas contra Alzheimer? Elas são fontes de alimentos que protegem a saúde do cérebro e ajudam a amenizar os sintomas da doença!

Estilo de vida

Quer amenizar aquela enxaqueca incomoda? Então conheça algumas plantas com poder medicinal e veja como elas podem aliviar a dor!

Estilo de vida

Alguns cuidados importantes precisam ser tomados em relação a limpeza e manutenção do ar-condicionado. Confira mais sobre assunto e veja o que fazer!

Estilo de vida

Estudo americano comprovou a relação entre má alimentação e o ambiente social em que a pessoa vive. Entenda mais sobre essa pesquisa!

Estilo de vida

Qualidade do sono é importante para evitar diversas doenças. Saiba como evitar a insônia e identificar quando o problema aparece!