ESTILO DE VIDA

Aposte no gengibre e turbine a perda de peso!

O gengibre é um alimento termogênico, ou seja, é capaz de acelerar o metabolismo e, assim, queimar calorias, resultando na perda de peso.

None
Foto: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 18/08/2016 às 18:21
Atualizado às 14:40

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

O gengibre é um alimento de sabor característico e se tornou o queridinho de quem faz dieta com foco na perda de peso. Além disso, é um superaliado da saúde e bem-estar! Confira outros benefícios e inclua a raiz no seu cardápio diário:

Gengibre para perda de peso

Foto: iStock.com/Getty Images

Propriedades nutricionais

O alimento é muito poderoso, pois é constituído por óleos essenciais que agem em receptores celulares, provendo efeitos benéficos ao organismo.

SAIBA MAIS

Confira os benefícios do gengibre para o coração

Gengibre combate inflamações e cólicas

4 formas de usar gengibre nas receitas!

Fins medicinais

A raiz é muito utilizada em tratamentos caseiros devido ao seu efeito positivo nos sistemas respiratório, digestório e circulatório. “O gengibre  atua contra males como: mau hálito, má digestão, gases, enjoos e até mesmo para ressaca, além de auxiliar no tratamento de doenças inflamatórias como artrite, infecções respiratórias, tosse e dores musculares”, segundo a nutricionista Stéphanie Robi, do Emagrecentro.

Por que o gengibre ajuda na perda de peso?

O gengibre é considerado um alimento termogênico, capaz de acelerar o metabolismo em até 20% e queimar gordura localizada, reduzindo assim os níveis de colesterol e triglicérides. A raiz também atua na saciedade e é recomendada para o tratamento da obesidade.

Comprovado: chá de gengibre emagrece!

Um estudo feito na Universidade de Columbia com 10 homens adultos obesos, comprovou uma forma diferente de perder peso com o gengibre. Eles tomaram chá de gengibre, preparado com 2g de pó de gengibre seco, no café da manhã e em dias alternados. Enquanto isso os pesquisadores monitoraram a sensação de fome durante os dias em que eles tomaram ou não a bebida e também as calorias queimadas. Os resultados mostraram que o gengibre teve efeito significativo sobre a sensação de saciedade, contribuindo para a perda de peso. O chá deve ser preparado com 2 gramas de gengibre, uma de manhã e outra a tarde e a ingestão diária da raiz não deve exceder 4 gramas.

Contraindicações

O consumo em excessopode causar azia, arrotos, queimação, diarreia e irritação na mucosa da boca. “Quem tem cálculos biliares não deve usá-lo, porque ele estimula a função biliar e pode causar uma crise. Pessoas que tomam medicação anticoagulante devem evitar o seu uso pois ele potencializa a ação do medicamento. O mesmo vale para quem faz uso crônico de aspirina, orienta Tamara Mazaracki, nutróloga e médica ortomolecular.  Gestantes, hipertensos e diabéticos também deve evitar a raiz.

Consultoria: Stéphanie Robi, nutricionista do Emagrecentro Vila Maria, de São Paulo www.emagrecentro.com.br;  Tamara Mazaracki, nutróloga e médica ortomolecular do Rio de Janeiro, www.tamaramazaracki.med.br;