Connect with us

O que você está procurando?

Quando o problema é sensação de estufamento e inchaço, o gengibre entra no ringue para defender o bem-estar do processo digestivo
- Foto: Shutterstock Images

Gengibre para acabar com o estufamento!

Quando o problema é sensação de estufamento e inchaço, o gengibre entra no ringue para defender o bem-estar do processo digestivo

Excesso de sal, falta de líquidos e repetidas refeições que não favorecem a digestão são importantes fatores para causar a famosa sensação de inchaço e estufamento abdominal ou problemas gastrointestinais e cardiovasculares. Seja qual for a causa, uma barriga estufada e pele rígida não fazem bem a ninguém.

O desconforto, no entanto, pode ser amenizado (ou até mesmo contido) com escolhas alimentares mais saudáveis para o dia a dia – caso do gengibre. “Uma boa dica é misturar o gengibre aos alimentos que propiciam a formação de gases para prevenir a sensação de incômodo. Além disso, o gengibre também tem efeito diurético, o que faz com que o inchaço diminua”, declara a cirurgiã plástica, Elódia Avila.

 

diferentes formas de gengibre para acabar com o estufamento

Foto: Shutterstock Images

 

Gengibre no ringue

Para eliminar a sensação de inchaço, o gengibre se destaca. “Ele é eficaz na prevenção das náuseas e atua na digestão, na flatulência e como relaxante em cólicas. Também reduz a formação de coágulos sanguíneos, melhorando a circulação e evitando doenças cardiovasculares”, destaca a nutricionista Maiara Fidalgo. Com isso, a diurese (produção de urina) também é favorecida.

 

Combinação de ouro!

Suco detox nunca sai de moda quando o assunto é saúde e, com gengibre fica ainda melhor! A melhor mistura é feita com agrião, salsão e gengibre. Juntos esses ingredientes promovem melhor digestão e motilidade.

“A combinação destes dois efeitos permite que nutrientes essenciais sejam absorvidos rapidamente, enquanto as toxinas que causam inchaço e prisão de ventre são excretadas”, explica a nutróloga e médica ortomolecular Tamara Mazaracki.

 

gengibre contra estufamento

Foto: Shutterstock Images

 

Controle o uso!

Mas, nada de exagerar, pois em grandes quantidades o gengibre pode causar queimação gástrica e até mesmo diarreia “O recomendado é consumir a quantidade equivalente a até duas colheres (chá) diariamente, se estiver ralado, mas há pessoas que toleram menos. Tem que se respeitar as características individuais”, ressalta Elódia. Se você está grávida, converse com o seu médico sobre a ingestão.

 

Saiba mais:

Os 7 melhores shakes contra inchaço

Chá de hibisco contra prisão de ventre? Sim!

Qual meu tipo de barriga e como fazer para diminuí-la?

 

Consultoria Maiara Fidalgo – nutricionista da Fluyr Saudável — Clínica de Combate à Dor e ao Estresse; Elódia Avila, cirurgiã plástica; Tamara Mazaracki, nutróloga e médica ortomolecular

Advertisement

Estilo de vida

Para obter todos os benefícios do tubérculo, é essencial saber escolher, preparar e armazenar da maneira correta. Veja nossas dicas e turbine os benefícios!

Estilo de vida

Enquanto o medo é um fator de sobrevivência natural do ser humano, a fobia pode se transformar em um grande problema no cotidiano da pessoa.

Estilo de vida

Na hora de preparar sua refeição, uma boa ideia é fazer uma salada recheada. Além de saborosa, ela ainda é fonte de nutrientes e vitaminas.

Estilo de vida

Tirar ou não tirar a tireoide: essa questão depende do diagnóstico médico, que deve avaliar cada caso e suas variáveis. Entenda!

Estilo de vida

Veja aqui alguns transtornos da mente não tão conhecidos, mas que possuem algumas características peculiares

Estilo de vida

Apesar dos longos anos de pesquisas científicas, ainda há muitos questionamentos sobre os transtornos da mente. Tire algumas dúvidas aqui.

Estilo de vida

Um estudo sugere que a dieta paleolítica é capaz de prevenir problemas do coração, como pressão alta e colesterol elevado.

Estilo de vida

Diferente dos sempre comentados autoexames para a detecção do câncer de mama, o cuidado com a tireoide, também por meio do autoexame