Saiba por que o gengibre é um alimento poderoso e aposte na raiz!

O gengibre é um alimento poderoso. Conheça a seguir um pouco melhor das propriedades do gengibre para usufruir ao máximo a raiz.

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FOTO: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 24/04/2017 às 11:56
Atualizado às 13:43

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Você já sabe tudo o que essa raiz pode fazer pela sua saúde? Não? Então, não perca mais tempo! Leia a seguir e aprenda por que o gengibre é um alimento poderoso e também como utilizá-lo em seus preparos e receitas de uma forma prática, eficaz e saborosa. Confira!

O gengibre é um alimento poderoso que contribui de diversas maneiras com saúde de quem o consome

A raiz tem o poder de prevenir doenças, diminuir as dores e processos inflamatórios, além de ter um sabor inconfundível. FOTO: Shutterstock.com

Sabor incomparável

Com um sabor todo característico e especial, o gengibre se consagrou em muitos países como uma opção de alimento fitoterápico, ou seja, que promove bem-estar e protege o corpo contra diversas doenças. “Ele é muito usado no combate a gripes e resfriados, como anti-inflamatório em casos de artrites, dores musculares, infecções do trato respiratório, tosse e bronquite”, conta o nutrólogo André Veinert. E sabia que ele pode ser utilizado até mesmo como um antibiótico natural? “A planta integra a formulação de xaropes por causa de sua ação anti-inflamatória e antibiótica”, pontua o especialista.

“Ao consumir o gengibre, o organismo utiliza mais energia, acelerando o metabolismo e, consequentemente, queimando mais calorias. A zingiberina pode aumentar em até 20% do metabolismo. O gengibre pode ser um aliado ao emagrecimento quando associado a dieta e exercício físico”, Heloisa Tevez Scattini, nutricionista

Usos medicinais do gengibre

  • Usos medicinais do gengibre!
  • Melhora a digestão
  • Ativa a circulação sanguínea
  • Evita náuseas e enjoos
  • Atua como anti-inflamatório
  • Ameniza crises asmáticas
  • Afasta dores de cabeça
  • Alivia dores de garganta

Melhores maneiras de consumo

Ralar a raiz e polvilhar sobre saladas, e até mesmo em molhos, são opções saborosas de consumir o gengibre. Mas, geralmente, a forma mais comum de inserir o alimento na rotina é por meio de chás e sucos, já que essa é uma maneira prática e eficiente de beneficiar o organismo.

“O gengibre pode ser consumido in natura, em chá e no preparo dos alimentos. No caso das saladas, pode ser utilizado em raspas, junto com outros ingredientes que ajudam na sua função termogê- nica, como canela e pimenta”, salienta o nutrólogo. Outra sugestão bem útil é unir o gengibre com nutrientes que possam turbinar o sistema imunológico. “O consumo de alimentos ricos em vitamina C, como temperar com limão, reforça o sistema imunológico. Sem contar que as folhas verdes, que são ricas em fibras, junto ao gengibre, vão controlar a absorção de glicose (açúcar) no sangue”, recomenda Veinert.

Valores nutricionais do gengibre

Cada 100g do alimento contém:

  • Calorias ……….. 80kcal
  • Proteínas ……….. 2,5g
  • Carboidratos ……….  11g
  • Água ………. 81,5g
  • Sódio ………..34mg
  • Potássio ………. 910mg
  • Cálcio ………. 97mg
  • Fósforo ………. 140mg
  • Magnésio ………. 130mg
  • Ferro ………. 17mg
  • Vitamina B3 ………. 5,2mg

Texto: Paula Santana

Consultoria: André Veinert, nutrólogo; Heloisa Tevez Scattini e Talitta Maciel, nutricionistas

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