ESTILO DE VIDA

Geladeira em ordem: organize corretamente o eletrodoméstico!

Aprenda a deixar a sua geladeira em ordem de forma prática e muito funcional. Com isso, será possível ganhar saúde e, ainda, economizar!

None
Foto: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 21/09/2016 às 19:45
Atualizado às 17:01

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Deixar a geladeira em ordem e armazenar adequadamente os alimentos ajuda na conservação e evita desperdícios. É isso o que explica Luciana Teixeira do site Atitude Caprichosa: “Com sua geladeira bem organizada, fica fácil ver tudo o que você tem armazenado, impedindo excessos. Até cozinhar, ou mesmo fazer um lanchinho, pode ficar mais prazeroso”, afirma. Ao fazer a limpeza, descarte alimentos vencidos e sobras de comidas prontas já guardadas há mais de dois dias. Em geral, a frequência dessa limpeza deve ser semanal. E é importante que ela esteja vazia.

geladeira em ordem aberta com ovos na porta e frutas nas prateleiras

Foto: iStock.com/Getty Images

Tudo à mão

Uma pequena providência para tornar seu dia a dia mais fácil é deixar pronta na geladeira uma bandejinha com os produtos diários do seu café da manhã, como requeijão, geleia, manteiga etc. Essa bandeja pode ser colocada na primeira prateleira, que é a mais refrigerada. Assim, tudo vai e volta da mesa com facilidade.

Use etiquetas para deixar a geladeira em ordem

Para facilitar a organização da sua geladeira, e respectiva manutenção, use cestinhos plásticos nas prateleiras e etiquete os mesmos para que tudo seja sempre setorizado e guardado da mesma forma. Essa providência também facilita manter sua geladeira limpa, já que esses cestos são laváveis. O ideal são aqueles cestos plásticos que têm furinhos, para que o alimento respire.

Congelados

Os alimentos que são comprados congelados devem ir direto para o freezer. Todos os alimentos congelados devem receber uma etiqueta com a data que estão sendo congelados e/ou validade, evitando que permaneçam esquecidos no seu freezer por muito tempo.

Alimentos na altura certa

É simpático e funcional que os produtos destinados e liberados para as crianças fiquem na altura de alcance dos seus filhos.

Utilizando caixas para organizar!

Colocar tudo em caixas separadas também ajuda muito na organização. Tente sempre arrumá-las de um jeito prático. Outra dica são caixas organizadoras. “Elas são encontradas em papelarias ou lojas de departamentos, mas uma solução mais barata e ecologicamente correta é usar caixas de sapatos ou de camisas. Além de você reaproveitar, não acumula lixo no meio ambiente”, alerta Luciana.

LEIA TAMBÉM

Texto: Jussara Tech | Consultoria: Luciana Teixeira, fundadora do Atitude Caprichosa