Funções das proteínas no corpo: saiba por que o nutriente é essencial!

Seja para recuperação dos músculos após os exercícios, ou para fortalecer a imunidade elas são fundamentais. Conheça as funções das proteínas no corpo!

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O ideal não é exagerar em proteínas de origem animal pois elas podem conter grande quantidade de gordura. FOTO: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 07/06/2017 às 09:00
Atualizado às 12:15

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Você já deve ter ouvido falar que as proteínas são essenciais para o crescimento das crianças, aliadas dos atletas ou, simplesmente, fundamentais para a nutrição do organismo. Mas, afinal, por que esses nutrientes são tão importantes para o nosso corpo? Conheça a seguir quais são as principais funções das proteínas no corpo!

Para o que servem?

Muito mais do que uma simples sequência de aminoácidos, as proteínas são formadoras e reparadoras de todos os tecidos. Além disso, desempenham outras funções como defesa do organismo, contrações musculares, controle do metabolismo e transporte de substâncias pelo corpo. Carnes, ovos, peixes, leite e derivados, arroz, feijão, oleaginosas e aveia são apenas alguns exemplos que podem fornecer ao organismo boas doses proteicas. E ao contrário do que muitos pensam, elas também estão presentes em muitos alimentos de origem vegetal.

De bem com a balança

Dieta dos carboidratos, das fibras, das proteínas… Hoje em dia existem dietas para todos os gostos. Porém, o ideal não é apostar em apenas um tipo de nutriente, mas sim combiná-los, investindo em cardápios balanceados. “Pesquisadores descobriram que a leucina, aminoácido presente nos alimentos proteicos, age sobre o hipotálamo, promovendo a sensação de saciedade. Além disso, esses alimentos demoram mais para serem digeridos, fornecendo maior tempo de plenitude gástrica, acelerando o metabolismo e queimando mais calorias durante sua digestão”, explica a nutricionista Greice Caroline Baggio


As proteínas devem representar cerca de 15% das calorias diárias. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o consumo deve girar em torno de 50 a 75g diários para mulheres e de 75 a 100g gramas para homens


Beleza em dia

Como todos os tecidos do corpo, fios de cabelo, unhas e a própria pele também são formados de proteínas. Assim, consumir as doses diárias recomendadas do nutriente é importante para favorecer a saúde e a estética. Proteínas importantes para quem deseja manter a beleza em dia são a queratina, responsável pela hidratação dos cabelos, recuperação dos fios e formação das unhas; e o colágeno, que sustenta e dá elasticidade à pele. Afinal, não é à toa que essas duas substâncias são frequentemente encontradas em diversos produtos de tratamento contra rugas, flacidez e cabelos danificados.

Conheça quais são as principais funções das proteínas no corpo

É importante manter uma dieta balanceada e equilibrada para ter mais saúde. Os carboidratos também são essenciais para o funcionamento do organismo. FOTO: iStock.com/Getty Images

Atividade garantida

A maioria das pessoas já ouviu dizer que as proteínas são uma boa pedida para os atletas, mas nem todo mundo sabe o motivo. “A função primária das proteínas durante os exercícios físicos é proporcionar aminoácidos para a síntese de tecidos corporais, entre eles o tecido muscular, permitindo seu crescimento e reparo”, esclarece Greice. Porém, a nutricionista alerta que são os carboidratos os principais fornecedores de energia para o corpo. Por isso, sua ingestão antes dos exercícios impede que as proteínas sejam usadas na produção de energia, favorecendo assim o trabalho do tecido muscular.

Animal x Vegetal

“As proteínas tanto de origem animal quanto vegetal são compostas de aminoácidos. Precisamos obter 8 aminoácidos por meio da alimentação para que o organismo produza as proteínas de que necessita. A proteína animal contem todos os aminoácidos essenciais em sua composição. As de origem vegetal são deficientes em alguns aminoácidos. Mas isso não é um problema, porque os aminoácidos ausentes em alguns alimentos podem ser encontrados em outros”, destaca a nutricionista Patrícia Davidson. Em compensação, os vegetais têm a vantagem de não concentrarem gorduras saturadas, contribuindo para a perda de peso.

Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Greice Caroline Baggio e Patrícia Davidson, nutricionistas

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