Connect with us

O que você está procurando?

Não só os peixes, mas também os frutos do mar podem colaborar para a saúde do cérebro. Siri, caranguejo, camarão, lagosta e polvo são alguns exemplos.
- Foto iStock.com/Getty Images.jpg

Frutos do mar: confira quais são os benefícios para a saúde do cérebro

Não só os peixes, mas também os frutos do mar podem colaborar para a saúde do cérebro. Siri, caranguejo, camarão, lagosta e polvo são alguns exemplos.

Fazem parte desse grupo todos os animais extraídos do oceano, exceto os peixes. São eles: lula, siri, caranguejo, camarão, lagosta, polvo e mariscos. Ricos em vitaminas e proteínas, geralmente possuem baixas calorias e ajudam a turbinar a memória.

 

Camarão salteado com ervas

Foto iStock.com/Getty Images.jpg

 

Isso porque são verdadeiras fontes de nutrientes especiais como as vitaminas B1 e B2 (essenciais para a formação dos glóbulos vermelhos e para a manutenção de um saudável sistema nervoso), zinco (fundamental para a produção de proteínas, cicatrização de feridas e o desenvolvimento dos órgãos do aparelho reprodutor), niacina, selênio, cálcio, magnésio e iodo.

 

Caquinha de siri, prato, gomos de limão, molho de pimenta, garfo

Rodrigo Moreira – JOBZ Fotografia/Colaborador

 

Pesquisas têm revelado o alto poder nutritivo desses alimentos. Pessoas que ingerem grandes quantidades de frutos do mar têm menos depressão. Outros estudos evidenciam que um teor de dieta rico em ácidos graxos ômega 3 auxiliam nas dificuldades de aprendizado de jovens. A razão para isso é que grande parte do cérebro consiste em gordura, encontrada em abundância nos ácidos graxos ômega 3.

 

lagosta

Foto Vinicius Tupinamba / Shutterstock.com

 

Ácidos graxos ômega 3 marinhos permitem que as células do cérebro se conectem mais facilmente entre si. Como todos os processos no cérebro são impulsos elétricos, o número de pontos de contato terá influência sobre a mente. Os antioxidantes presentes nos frutos do mar também garantem que a gordura do cérebro não oxide ou se torne rançosa (diminuindo os pontos de contato efetivos de seu cérebro).

 

polvo

Foto Paulo Neto/Colaborador

 

Os frutos do mar são ricos em zinco e selênio, dois minerais que ajudam a proporcionar felicidade e a melhorar o funcionamento do cérebro. O primeiro aumenta a atenção. Já o segundo é eficaz no combate à depressão. Sem o selênio, o corpo fica vulnerável a problemas como fadiga, dor muscular e fraqueza.

Saiba mais:

Atum: 7 dicas para comprar, conversar e preparar esse delicioso peixe!

4 dicas para fazer a melhor escolha na hora de comprar peixe!

Ômega-3 tem papel essencial na gestação. Confira!

Advertisement

Estilo de vida

Um alimento comum, que carrega consigo muitas qualidades e vantagens para a saúde. Saiba porque o arroz é indispensável no seu cardápio.

Estilo de vida

Existem alimentos que fazem muito bem à saúde humana, mas que cães e gatos não conseguem digerir. Confira 4 alimentos proibidos para eles.

Estilo de vida

Além de prazeroso, andar de bicicleta promove inúmeros benefícios à saúde. Confira 7 motivos para aderir a prática e comece agora mesmo!

Estilo de vida

Bom para controlar o colesterol, o amaranto é um pseudocereal. Fonte de cálcio e proteínas, ele não contém glúten e também pode ser consumido por celíacos.

Estilo de vida

A automedicação é praticada por muitas pessoas, mas esse hábito representa um risco, uma vez que pode causar problemas cardíacos e dependência.

Estilo de vida

Os métodos contraceptivos vão além do famoso anticoncepcional: é possível contar com a ajuda do DIU e até mesmo de um implante subcutâneo.

Estilo de vida

Alguns medicamentos podem ser empregados no tratamento para o autismo. Confira como agem e quais as pesquisas científicas a respeito do assunto

Estilo de vida

Para o tratamento de pessoas com autismo, é possível empregar medicamentos. Tire suas dúvidas sobre quais remédios podem ser usados