Frutas vermelhas ajudam a proteger a saúde

As frutas vermelhas são ideais para proteger a saúde, pois são ricas em minerais e vitaminas que proporcionam vantagens ao organismo.

None
Foto PureStockX/DIOMEDIA

por Redação Alto Astral
Publicado em 18/07/2016 às 19:01
Atualizado às 21:02

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Muito mais do que saborosas, as frutas vermelhas são importantes aliadas do bom funcionamento do organismo, além de ajudarem no emagrecimento. Também conhecidas como berries, essas frutas têm poder terapêutico, assim como consideráveis valores nutricionais. “Elas possuem efeito antioxidante devido à sua constituição rica em vitaminas, minerais e fitoquímicos”, explica a nutricionista Karolinne Hartung.

Frutas vermelhas são ideais para proteger a saúde

Foto PureStockX/DIOMEDIA

Como não gostar?

Além de terem sabores e aromas marcantes, os benefícios das frutas vermelhas vão desde o combate ao envelhecimento precoce até a prevenção de várias doenças. Ou seja, seu consumo traz inúmeras vantagens ao corpo, tornando-se essencial à saúde. “Essas frutinhas são consideradas fontes de compostos fenólicos, potentes antioxidantes capazes de neutralizar a ação dos radicais livres – moléculas responsáveis por causar danos ao organismo”, esclarece a nutricionista.

Outra vantagem das frutas vermelhas é que a antocianina – uma das substâncias existentes nas frutas vermelhas – previne e ajuda a controlar a hipertensão arterial, levando ao relaxamento das artérias. Dessa forma, é responsável por contribuir para uma boa saúde cardiovascular.

Emagreça com frutas vermelhas!

Mesmo com todos os benefícios já apresentados, as frutas vermelhas se destacam por mais uma vantagem: com a ajuda delas, é possível emagrecer de forma saudável! “Isso porque têm baixo valor calórico, possuem nutrientes com ação anti-inflamatória e são ricas em fibras, causando a sensação de saciedade”, diz a nutricionista.

SAIBA MAIS:

Descubra o melhor horário para comer frutas

Confira um cardápio rico em frutas para emagrecer

Saiba quais são as melhores frutas para perder peso

Longe de doenças

“Muito mais do que contribuir para uma pele bonita e saudável, as frutas vermelhas contêm vitamina C, outro importante antioxidante, que reforça a defesa do corpo contra infecções e mantém a elasticidade da pele por atuar na síntese de colágeno”, afirma Karolinne. E mais: na composição das frutas vermelhas existe a luteína, substância que auxilia a manter a visão saudável e protege os olhos contra doenças, como catarata.

Também é possível encontrar pectina nas frutas vermelhas, que atua colaborando para o bom funcionamento do intestino e para a redução de apetite. “Já a fisetina, presente nessas frutinhas, estimula a área do cérebro responsável pela memória a longo prazo e protege o órgão de doenças degenerativas, como o Alzheimer e a esclerose múltipla”, acrescenta a profissional.

Consultoria: Karolinne Hartung, nutricionista

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.