4 frutas para proteger a saúde e fortalecer a imunidade

É essencial manter o sistema imunológico funcionando corretamente. Que tal conhecer algumas frutas ricas em vitamina C que aumentam as defesas do corpo?

None
Foto: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 07/12/2016 às 13:09
Atualizado às 12:54

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Para que os vírus da gripe e do resfriado não se instalem no organismo, é fundamental manter o sistema imunológico funcionando corretamente. Então, que tal conhecer algumas frutas ricas em vitamina C que aumentam as defesas do corpo e previnem infecções?

mulher-sentada-frutas-liquidificador

Foto: Shutterstock

1. Acerola

A quantidade de vitamina C presente nessa frutinha é surpreendente: ela possui 80 vezes mais o nutriente do que a laranja! Como o organismo não consegue sintetizar nem armazenar essa vitamina, é importante repor as doses diariamente. A ingestão de 4 frutas por dia já é o suficiente para suprir as necessidades de um adulto. Em 100g da fruta estão presentes 941mg de vitamina C. Sucos combinados de acerola com laranja têm o efeito protetor potencializado, além de serem saborosos.

2. Camu-camu

Podemos achar incrível o potencial de vitaminas da acerola, mas existe uma frutinha ainda mais poderosa: é o camu-camu, originário da Amazônia. Em 100g da fruta, encontram-se 2500mg de vitamina C! A dica é consumir o camu-camu em sucos para dar adeus aos resfriados.

fundo-madeira-copo-vidro-canudo-kiwi-maca-verde-limao

Foto: iStock e Getty Images

3. Kiwi

Além da vitamina C, o kiwi oferece diversos minerais, como potássio e cálcio. “Devemos consumir vitamina C para o bom funcionamento do sistema imunológico, mas não é só isso. Precisamos também de minerais e outras vitaminas”, explica a nutricionista Barbara Sanches.

4. Goiaba

Muitas pessoas associam a prevenção contra gripes às frutas cítricas, de sabores azedos. Porém, o sabor suave da goiaba é capaz de proteger contra infecções virais e bacterianas. Cheia de vitamina C, apenas 1 unidade média da fruta consegue dar uma forcinha extra ao sistema imunológico. A goiaba vermelha ainda oferece licopeno, uma substância antioxidante que previne o câncer.

Texto Redação Alto Astral

Consultoria Barbara Sanches, nutricionista

LEIA TAMBÉM: