Connect with us

O que você está procurando?

As frutas são ricas em vários s nutrientes indispensáveis para a saúde. Portanto, para manter suas qualidades, saiba como consumi-las e conservá-las.
- Foto Shutterstock.com

Frutas: como elas devem ser consumidas e incluídas no cardápio?

As frutas são ricas em vários s nutrientes indispensáveis para a saúde. Portanto, para manter suas qualidades, saiba como consumi-las e conservá-las.

Doces, azedas, de cores e texturas diferentes. Não importa quais são as suas favoritas, o importante é consumir frutas diariamente. Ricas em vitaminas, sais minerais e outros nutrientes indispensáveis para a saúde, é possível fazer delas sobremesas saudáveis e saborosas para o dia a dia. Em contrapartida, exagerar não é o indicado: algumas delas são ricas em calorias e em frutose, o açúcar das frutas, sendo assim, um alerta para quem quer perder peso ou tem alguma doença, como o diabetes. A seguir, é possível conferir alguns cuidados gerais sobre o consumo das frutas. Confira!

Frutas: banana, maçã, laranja

Foto Shutterstock.com

Higienização

É comum encontrar em feiras e supermercados frutas que estejam contaminadas com agrotóxicos ou demais substâncias nocivas. Por isso, lavá-las em água corrente e deixá-las de molho em 1 litro de água com 1 colher (sopa) de água sanitária ou 1 colher (sopa) de vinagre (antes de retirar a casca) é a melhor opção. Depois deste processo, passe-as novamente em água corrente e seque bem, para poder consumi-las sem quaisquer riscos. “A higiene é a grande preocupação. Em casos de frutas, deve-se ter o cuidado de realizar bem a limpeza que é a a remoção de substâncias minerais e orgânicas indesejáveis, tais como terra, poeira, gordura e outras sujeiras”, aconselha a nutricionista Fernanda Granja.

Armazenamento

Para conservar as frutas por mais tempo, o ideal é, primeiramente, não comprá-las muito maduras. Assim, é possível deixá-las em um local fresco e arejado, sem que estraguem depressa. Quando a fruta já estiver aparentando cor mais escura e textura amolecida, chegou o momento de refrigerá-la e, consequentemente, ingeri-la o mais rápido possível, evitando desperdícios.

Consumo

Os nutricionistas aconselham a ingestão de três a quatro frutas diariamente, dependendo do tipo. Principalmente no caso de quem tem diabetes, esta quantidade pode oscilar. Isto porque aquelas que possuem maiores quantidades de frutose devem ter o consumo regulado, já que podem causar picos de glicemia. O ideal mesmo é variar! Beber sucos puramente extraído das frutas, fazer uma salada com vários tipos delas e aproveitar ao máximo os nutrientes particulares de cada uma é o mais indicado.

 

Leia também:

Consultoria Fernanda Granja, nutricionista

Advertisement

Estilo de vida

O diabetes pode chegar sem que você perceba, porém manter a glicemia sob controle depende de você. Confira alguns alimentos que podem te ajudar nessa luta!

Estilo de vida

Além de sempre carregar lanchinhos saudáveis, como frutas secas ou castanhas, algumas atitudes colaboram para amenizar os ataques de fome. Confira!

Estilo de vida

Ratos, baratas e pernilongos têm algo em comum: são pragas! Costumam surgir em grande quantidades e podem transmitir doenças. Saiba como eliminá-los!

Estilo de vida

O melhor remédio para o antienvelhecimento são os alimentos, em especial as frutas. Além de terem essa função, previnem outras doenças.

Estilo de vida

De vez em quando, pode acontecer do seu cãozinho fazer xixi no tapete da sala ou comer as próprias fezes. O que fazer nesses casos? Confira!

Estilo de vida

Mude seus hábitos, pois eles podem fazer a diferença na sua saúde. Uma boa alimentação é capaz de prevenir ou curar algumas doenças. Confira!

Estilo de vida

Tão fácil, simples e acessível, a caminhada é um exercício democrático, que pode ser praticado por quase todo mundo e traz uma série de benefícios!

Estilo de vida

Para deixar a tapioca ainda melhor nutricionalmente, basta adicionar fibras na hora de preparar. Confira 3 opções de grãos para incrementar sua receita!