ESTILO DE VIDA

Freekeh: emagreça até 2kg em 3 dias com a ajuda do trigo verde!

Você conhece o freekeh? Ele nada mais é do que o trigo verde, colhido antes de amadurecer. Rico em fibras e proteínas, ele promete turbinar o emagrecimento

None
Foto: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 21/03/2018 às 13:59
Atualizado às 12:15

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Uma dieta só é realmente eficiente quando consegue proporcionar uma perda de peso sem agredir a saúde. Para isso, existem nutrientes fundamentais como as fibras, que auxiliam o emagrecimento pois impedem que as moléculas de gordura se instalem na região da barriga e proporcionam sensação de saciedade. Elas podem ser encontradas nos alimentos de origem vegetal, incluindo o freekeh, que você verá abaixo, e atuam no funcionamento do aparelho digestivo e na desintoxicação do corpo! Saiba mais sobre esse poderoso nutriente!

O que é freekeh?

É o trigo verde, colhido antes de amadurecer. Ele contém um teor maior de proteínas e fibras, e menor carga glicêmica. Pode ser consumido em saladas, sopas, risotos e tabule, como substituto do arroz na refeição. O modo de preparo é semelhante ao arroz: refogue com um pouco de óleo e alho e ferva na água com sal.

Tipos de fibras

As fibras presentes nos alimentos são divididas em dois tipos: solúveis e insolúveis, de acordo com a sua diluição em água. As fibras insolúveis são encontradas no farelo de cereais, nos grãos integrais e nas oleaginosas (noz, amêndoas, castanha-do-pará). Já as fibras solúveis compõem a flora intestinal e podem ser encontradas na polpa e no bagaço das frutas. Elas são as maiores aliadas do emagrecimento, pois deixam a digestão mais lenta e proporcionam uma sensação de estômago cheio. O poder emagrecedor das fibras, porém, só é ativado quando há o consumo de uma grande parceira: a água. Isso porque tanto as fibras solúveis quanto as insolúveis precisam de líquido para atuar no processo de digestão, logo, abuse da água, dos sucos e chás sem açúcar. Segundo os especialistas, é necessária a ingestão de pelo menos 2 litros de líquidos por dia.

Alimentação variada

Você também não precisará consumir apenas frutas e cereais para ganhar o corpo dos seus sonhos. Por mais saborosos e saudáveis que os alimentos fibrosos sejam, o seu consumo excessivo pode causar diarreia, cólicas e a dilatação do estômago. Sem contar que um corpo saudável necessita ser abastecido com todos os grupos alimentares (proteínas, carboidratos e até gorduras), garantindo, assim, o bom funcionamento das atividades do organismo.

No seu dia a dia

• Adicione em seu suco 1 colher (sopa) de aveia ou semente de linhaça. Desse modo, você também incrementa a bebida com ômega 3, que combate o mau colesterol.
• Você sabia que há diferença entre preparar um suco na centrífuga e no liquidificador? Pois acredite: o liquidificador pode destruir as fibras ao bater as frutas. Mas se você não tiver uma centrífuga em casa, você pode adicionar o farelo de trigo ou semente de linhaça à bebida.
• Substitua o arroz branco pelo integral. Já os pães feitos com farinha refinada devem ser trocados por aqueles à base de grãos, que são mais fibrosos.
• Ao preparar os sucos, processe as frutas sem retirar suas cascas (se forem comestíveis) e consuma-os sem coar. Se ficarem muito espessos adicione um pouco de água.

Texto: Redação Alto Astral | Edição: Amanda Araújo Consultoria: Ângela Cardoso, nutricionista de Bauru, [email protected]

LEIA TAMBÉM