ESTILO DE VIDA

Descubra as principais formas para tratar o TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo)

Conheça três formas para tratar o TOC e afastar os incômodos decorrentes desse problema. Com isso, é possível conquistar maior qualidade de vida!

None
Existem diversas formas para tratar o TOC e possibilitar ao paciente maior bem-estar! FOTO: Reprodução

por Redação Alto Astral
Publicado em 23/03/2018 às 13:15
Atualizado às 17:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Em quadros de TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo), a obsessão vem antes da compulsão (a repetição contínua dos rituais propriamente ditos, a face mais evidente do problema). Portanto, a cura passa pela identificação e combate à essa ideia fixa, que toma todo o espaço disponível na cabeça do paciente. Há circunstâncias que esse apego é tão grande a ponto de desestabilizar as funções neurológicas e somente o uso de medicamentos especializados possibilita à mente alcançar um mínimo de equilíbrio. Afina, quais as formas para tratar o TOC?

Não confunda!

Com nomes parecidos, mas causas e manifestações bem diferentes, o TOC não deve ser relacionado ao tique. “O TOC está classificado dentro dos transtornos de ansiedade e se caracteriza pela presença de obsessões e/ou compulsões. Já o tique é um transtorno do movimento de um ou mais grupos musculares e que se caracterizam por movimentos repetitivos. São movimentos irresistíveis, estereotipados – sem significado concreto – e podem ser parcialmente suprimidos pela vontade”, explica a psicóloga Aline Gomes.

Consultoria Aline Gomes, psicóloga; Marco Antonio Abud Torquato Jr. e Sérgio Lima, psiquiatras; Taty Ades, psicanalista

LEIA TAMBÉM:

TAGS