Connect with us

O que você está procurando?

De acompanhamento psiquiátrico a atividades físicas, conheça as possibilidades para sair desse difícil momento que é a depressão.
- FOTO: iStock.com/Getty Images

As diversas formas de se recuperar da depressão

De acompanhamento psiquiátrico a atividades físicas, conheça as possibilidades para sair desse difícil momento que é a depressão.

Caso o diagnóstico da depressão tenha sido efetuado, é importante, primeiro de tudo, que a pessoa esteja cercada de apoio de familiares e amigos. O interessante é que existe não apenas uma, mas várias luzes no fim do túnel. Há uma lista de possibilidades que podem dar uma força para sair dessa. Conheça algumas delas:

Acompanhamento psiquiátrico

“Trata-se dos médicos especializados nas doenças emocionais e mentais, que podem ajudar de forma adequada a recuperação da pessoa doente”, indica a psiquiatra Maria Cristina De Stefano.

São esses profissionais que receitam antidepressivos, que talvez sejam necessários por um tempo para diminuir os sintomas mais graves e dar um alívio ao sofrimento.

Prática esportiva

Todo mundo conhece os inúmeros benefícios dos esportes para a saúde do corpo e o bem-estar. Para pessoas num quadro depressivo, essas atividades estão mais do que recomendadas. “A endorfina, produzida pela hipófise e que promove no organismo efeito de bem-estar, melhora do humor e alegria, é liberada após atividades físicas”, explica o ortopedista e especialista em medicina esportiva, Mauro Olívio Martinelli.

Atividades físicas depressão

FOTO: iStock.com/Getty Images

O profissional também destaca que, como as pessoas que se encontram nesse quadro geralmente estão paradas e sedentárias, a dica é começar com atividades leves e progressivamente ir aumentando — sempre, é claro, com acompanhamento profissional.

Psicoterapia

“A psicoterapia, independente da linha terapêutica, tem sido fundamental na busca pelo autoconhecimento”, destaca o psiquiatra Sérgio Lima. Assim, a associação desse método com tratamento medicamentoso pode ser muito mais eficaz na luta contra a depressão.

Musicoterapia

A especialista Maria Isabel da Penha Sinegaglia esclarece que a musicoterapia atua de forma efetiva na depressão. “O método trata as causas emocionais com sonoridades específicas para cada indivíduo, e as causas fisiológicas são tratadas com sonoridades que promovem o aumento da oxigenação no sangue — e, como resultado, auxiliam para uma maior oxigenação cerebral”, explica.

Acupuntura

De acordo com o acupunturista Rubenildo Coutinho, a acupuntura pode colaborar de duas formas no tratamento da depressão.

“Há o mecanismo energético, no qual se promove o equilíbrio dos canais por onde a energia do corpo transcorre, e o fisiológico, que se constitui na liberação de substâncias analgésicas, anti-inflamatórias, relaxante muscular, e também uma ação moduladora sobre as emoções e distúrbios emocionais”, indica o profissional. Tal ação auxilia contra a depressão e a ansiedade porque estimula a produção dos hormônios da alegria e do bem-estar (serotonina e endorfina).
Veja mais:

Como o funcionamento do cérebro influencia a depressão?

Depressão envolve falha em processos do cérebro

Meditação e prática esportiva: aliados contra a depressão

 

Texto: Victor Santos – Entrevistas: Andrey Seisdedos/Colaborador, Natália Negretti e Ricardo Piccinato – Edição: Augusto Biason/Colaborador

Consultorias: Alex Machado, professor do curso de psicologia da Faculdade Pitágoras, de Linhares (ES); Aristides Brito, neurocientista, coach e diretor da Marca Pessoal Treinamentos, Hermínio Meneguzzi Júnior, professor do curso de Psicologia da Faculdade Pitágoras, de Linhares (ES); Maria Cristina De Stefano, psiquiatra; Maria Isabel da Penha Sinegaglia, musicoterapeuta do Instituto MATOBA, em Osasco (SP); Mauro Olívio Martinelli, ortopedista e especialista em medicina esportiva do Centro de Qualidade de Vida, em São Paulo (SP); Rubenildo Coutinho, acupunturista do Centro Multidisciplinar Fluminense, no Rio de Janeiro (RJ); Sérgio Lima, psiquiatra e diretor da Clínica Spatium, em São Paulo (SP).

Advertisement

Entretenimento

Conheça 7 mirantes de São Paulo que farão você ver a cidade por um outro ângulo: bem do alto! É um programa de tirar o fôlego!

Entretenimento

É apaixonada por sobremesas e mora em São Paulo? Conheça as melhores docerias de São Paulo! Se você não mora, tá aí um ótimo pretexto para visitas!

Estilo de vida

Quando o assunto é perder peso, ouve-se falar de tudo. Mas é importante distinguir o que é verdadeiro ou não. Veja 5 mitos sobre o tema e fique ligada!

Estilo de vida

A criatividade da criança pode ser bastante desenvolvida, ainda mais se tiver o apoio dos pais. Mas, quando crescemos, ela pode desaparecer se não for treinada

Estilo de vida

A depressão é causada por interações entre fatores neurológicos, ambientais e, possivelmente, genéticos. Saiba mais sobre o transtorno.

Estilo de vida

Tanto na literatura, como na área audiovisual, existem obras que são exemplos de criatividade. Confira algumas que usam o processo criativo como tema

Estilo de vida

O arroz é comum na mesa dos brasileiros, mas poucos conhecem todos os seus tipos. Então, que tal conhecer mais sobre esse grão?

Estilo de vida

A fertilidade é um assunto que causa muitos questionamentos na cabeça das mulheres. Confira uma pesquisa sobre o assunto e um tira-dúvidas!