Connect with us

O que você está procurando?

Fome ou sede? Necessidades distintas que se confundem diante da proximidade com que são identificadas no cérebro. Descubra as diferenças entre as duas!
- Foto: iStock.com/Getty Images

Fome ou sede? Saiba a diferença e identifique sua necessidade!

Fome ou sede? Necessidades distintas que se confundem diante da proximidade com que são identificadas no cérebro. Descubra as diferenças entre as duas!

Fome ou sede são necessidades diferentes e que são identificadas na mesma região do cérebro. A fome é resultado de um período prolongado sem a ingestão de alimentos e a sede é resultado de desidratação celular, significando que o nível de água está abaixo do ideal. Essas duas sensações são percebidas em uma área muito próxima no cérebro, chamada de hipotálamo. “O hipotálamo é a área do cérebro responsável por enviar ao organismo a sensação de fome ou sede. Em alguns casos, o corpo está necessitando de água, porém como uma das maneiras de conseguir água é através do alimento, o organismo pode solicitar comida para matar a sede. Por isso é possível confundir a sede com fome”, explica a nutricionista Cintya Bassi, do Hospital e Maternidade São Cristóvão, de São Paulo.

Mulher loira na cozinha com copo de água na mão olhando para a foto

Foto: iStock.com/Getty Images

Não fique com a garganta e o corpo secos!

Quando estamos com sede, significa que já há um quadro de desidratação, e isso não é bom. Se você não se hidratar corretamente, seu organismo vai buscar água nos alimentos! Ou seja, a desidratação pode ser um sabotador na dieta. Para que isso não aconteça, tenha o hábito de ingerir de 1,5 a 2 litros de água, no mínimo, com certa frequência durante o dia. “Como não temos condições de armazená-la, ela precisa ser constantemente reposta. Por isso, o mais recomendado é não esperar que a sede ocorra para beber água, pois quando isso acontece, significa que o organismo está enviando um sinal de alerta, avisando que os níveis de água estão abaixo do recomendado”, orienta Cintya. O indicado é carregar sempre uma garrafinha de água para não se esquecer do líquido durante o dia. Podem ser consumidos também, como alternativa, chás, sucos naturais ou água de coco.

Água gelada emagrece?

Na verdade, o que acontece com o organismo é a ação termogênica, pois o corpo gasta mais calorias para elevar a temperatura do líquido, para que ela atinja a temperatura corporal de 36 graus. Ou seja, a água gelada aumenta sim a queima calórica, mas não é o suficiente para perder uma quantidade significativa de peso.

LEIA TAMBÉM

Texto: Júlia Prado/Colaboradora | Consultoria: Cintya Bassi, nutricionista do Hospital e Maternidade São Cristóvão, de São Paulo

Advertisement

Moda & Beleza

Quer um look novo, mas está em dúvida de como escolher o melhor? Nós podemos ajudar você, desde o corte até a coloração dos fios

Moda & Beleza

Aposte nos produtos finalizadores perfeitos para o seu tipo de cabelo e conquiste um visual de salão impecável todos os dias!

Moda & Beleza

Quer mudar a cor dos fios? Descubra os melhores tons de loiro, castanho e ruivo para a sua faixa etária e invista na mudança do seu visual!

Estilo de vida

O treinamento funcional é uma atividade para quem quer fugir dos treinos tradicionais de academia. Ele é prático e auxilia na perda de peso e boa forma

Moda & Beleza

Shampoos anticaspa acabam mesmo com o problema? Esclareça essa e outras dúvidas com a ajuda de um especialista no assunto!

Moda & Beleza

Confira o passo a passo da trança fake, um penteado simples e fácil de fazer que vai deixar o seu visual ainda mais moderno!

Moda & Beleza

O tempo de intervalo da lavagem, do corte e das químicas feitas nos cabelos é fundamental para conquistar fios impecáveis!

Moda & Beleza

Shampoo ideal, tratamentos noturnos... Sem gastar muito e com dicas simples para incorporar no dia a dia você pode conquistar madeixas incríveis!