ESTILO DE VIDA

Fome oculta: veja o que comer quando o corpo pedir alimentos gordurosos

A fome oculta é aquele desejo súbito por comidas gordurosas e pode indicar deficiência de micronutrientes. Saiba o que fazer quando esses desejos surgirem!

None
Foto iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 07/10/2016 às 19:14
Atualizado às 20:55

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Você conhece a fome oculta? É aquele desejo súbito por chocolate, pizza ou um suculento bife. Na verdade, é mais do que uma vontade, pode ser a carência de micronutrientes, consequência da má alimentação. Hábitos alimentares inadequados, como refeições mal mastigadas, comida industrializada e dietas restritivas são os responsáveis pela fome oculta. Saiba o que cada vontade pode indicar e faça trocas saudáveis, garantindo mais saúde ao organismo!

Alimentos, frango, carne, leite, ovos, queijos, peixe, iogurte

Foto iStock.com/Getty Images

Vontades do corpo x Troque por

Pães, pizzas e batatas fritas: a endocrinologista Paula Del Faveri Sacuma, explica que o desejo por estes alimentos pode ser deficiência de triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, que tem o importante papel no sistema nervoso, com diversas funções, como a liberação do hormônio do apetite, do humor e da atividade motora. Sem ela, o corpo sofre com o desequilíbrio nos níveis de insulina e falta de hidrato de carbono. Troque por: pães e massas integrais, ricota, cottage e batata cozida.

Carne:  a vontade de ingestão deste alimento representa a deficiência de ferro e proteínas. Sem eles, há uma diminuição da imunidade e um aumento do cansaço. Troque por: vegetais de folhas escuras, como brócolos, salsa e espinafre, frutas secas.

Leia também:

Chocolate e doces: o chocolate meio amargo traz benefícios cardiovasculares. No período pré-menstrual há uma diminuição do magnésio e da serotonina, o que faz com que aumente a vontade pelos doces, assim como a ausência de cromo (relacionado ao metabolismo da glicose, do colesterol e de ácidos graxos). Troque por: cereais integrais, nozes, cogumelos e doces de fruta light.