ESTILO DE VIDA

Fome nunca mais: aprenda a driblar essa vilã sem sabotar a dieta!

Com algumas dicas simples de especialistas, você não vai sentir fome nunca mais enquanto estiver de dieta! Veja como é possível comer bem sem abusar

None
Foto: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 06/06/2017 às 15:39
Atualizado às 12:15

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Se você acredita que fazer dieta é sinônimo de passar fome, pode parar de sofrer. Segundo a nutricionista Lara Natacci Cunha, “a fome pode ocasionar perda de controle e compulsão por comida”, por isso, dieta e fome não combinam. “O ideal é estar saciado, mas não empanturrado”, ensina a especialista. Confira como conquistar o corpo dos sonhos e não sentir fome nunca mais.

O jeito certo de comer

Segundo Lara, quando uma pessoa fica muito tempo em jejum, seu organismo começa a “poupar” energia, diminuindo aos poucos o ritmo do metabolismo. Quando a comida finalmente chega, o corpo acumula o máximo de energia possível, estocando as calorias ingeridas em forma de gordura. Assim, muito tempo sem comer significa pneuzinhos a mais. O ideal é fazer uma pequena refeição a cada 3 ou 4 horas, para evitar exageros depois. E quais alimentos devem fazer parte dessas refeições? “Aqueles com fibras solúveis: cereais integrais, aveia, ervilhas, feijões, legumes, cevada…”, explica a nutricionista. Basta uma pequena porção desses alimentos para a fome ir embora.

Não faça!

“Pular refeições, reduzir drasticamente a quantidade de alimentos a serem ingeridos, deixar de comer um determinado grupo alimentar (por exemplo, suprimir a ingestão de carboidratos, muito na moda hoje em dia), substituir frequentemente as refeições por sopas ou shakes”: todas essas manias estão na lista negra dos maus hábitos alimentares, segundo a especialista. Outro péssimo costume é o de engolir a comida sem mastigar direito. Quando você mastiga um alimento várias vezes antes de ingeri-lo, a sensação de saciedade vem mais depressa e seu intestino ainda funciona melhor.

Café da manhã gordo, jantar magro?

Você já deve ter recebido o conselho de comer bem no café da manhã e diminuir a dose no jantar. Isso faz sentido quando você consome mais energia durante o dia, mas não dá certo se você faz academia durante a noite, por exemplo. Apele para sanduíches naturais, chás…

Fome nunca mais!

Tenha sempre à mão alimentos magrinhos para quando pintar aquela fome fora de hora: biscoitos integrais, barrinhas de cereais ricas em fibras, queijos magros, iogurtes, gelatina diet… Se optar por uma fruta, invista naquelas com muita água em sua composição, como melão e melancia, ou que sejam ricas em fibras, como mamão, abacaxi e ameixa. Fuja das opções gordurosas, como coco e abacate. Para enganar a vontade de devorar doces, aposte nas frutas secas, mas com moderação, pois elas têm mais calorias que sua versão natural. As frutas oleaginosas (castanhas, nozes, amendoim) também são uma boa pedida para o lanche, já que têm altas concentrações de gorduras boas. Mas não exagere, pois elas também têm calorias de sobra!

Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Lara Natacci Cunha, nutricionista da Nutri Vitta Assessoria Nutricional

LEIA TAMBÉM